Menstruação

Por Thais Pacievitch
Menstruação (a origem da palavra é latina -menstruums- e significa mês) é o nome que se dá ao sangramento mensal das mulheres. Todo mês o corpo feminino se prepara para a gravidez, quando esta não ocorre, o útero descama sua membrana interna (endométrio). A menstruação, eliminada pela vagina, é composta, portanto, parcialmente de sangue e parcialmente do tecido interior uterino. A maioria das menstruações dura entre três e seis dias.

A menstruação começa, em média, aos doze anos (a primeira é chamada menarca) e cessa por volta dos cinquenta anos, durante a menopausa.

O ciclo menstrual dura 28 dias e é constituído de quatro fases:

1ª fase- Menstruação: nos sete primeiros dias, a superfície do endométrio se rompe e se transforma num fluido de sangue.

2ª fase- O óvulo se prepara para sair do ovário: normalmente entre o sexto e décimo segundo dia, a glândula pituitária estimula os ovários para que produzam estrógeno e progesterona, os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual. O estrogênio faz com que o endométrio fique mais grosso e se prepare para proteger e alimentar o embrião. A progesterona mantém as paredes do útero intactas até que a mulher fique grávida e, durante a gravidez, até que comece a menstruação.

3ª fase- Ovulação: entre os dias 13 e 15 (antes da próxima menstruação) a glândula pituitária envia um sinal que faz que o corpo libere dois hormônios. O primeiro hormônio é o folículo-estimulante, que permite que os óvulos se desenvolvam no ovário e o segundo é o hormônio leutenizante, que produz a liberação de um ou mais óvulos maduros.

4ª fase- O revestimento uterino fica mais grosso: depois da ovulação, o ovário viaja pela trompa de falópio em direção ao útero. Se o óvulo não é fecundado, a superfície do endométrio já não é necessária. O ciclo está completo e a menstruação começará novamente.

Durante a menstruação, os músculos do útero se contraem para ajudar o corpo a eliminar o revestimento do endométrio. Isto pode ser bastante incômodo para algumas garotas ou mulheres. Estas dores relativas à menstruação podem ser aliviadas com exercício leve, um banho morno, uma almofada para gerar calor no ventre ou com remédios devidamente indicados por um médico.