Beduínos

São chamados de beduínos os povos nômades habitantes das áreas desertas do Oriente médio e norte da África. Acredita-se que essa cultura tenha surgido ainda na antiguidade (os indícios mais antigos desta cultura datam do Império Antigo do Egito, c. 2670-c. 2195 a. C.), e que seu nome é derivado das palavras árabes "al bedu" (habitantes das terras abertas) ou "al beit" (povo da tenda). Seu estilo de vida está associado à criação de cabras, ovelhas e camelos.

Beduínos no deserto. Foto: Seqoya / Shutterstock.com

Beduínos no deserto. Foto: Seqoya / Shutterstock.com

A grande maioria é seguidora da religião islâmica, e seu sistema político está baseado numa extensa unidade familiar de ordem patriarcal. O grupo é comandado por um líder político e/ou espiritual chamado de xeque (sheik), sendo que as várias tribos têm status diferentes: algumas são consideradas nobres, porque teriam importantes ancestrais; outras, sem ancestrais, servem as de maior status, e seus membros trabalham como artesãos, ferreiros, artistas, etc.

Os beduínos mais antigos são os responsáveis pela domesticação dos camelos. Quando chegam a um oásis esticam as suas tendas retangulares, feitas com tecido de pele de camelo ou de cabra. As tendas estão dividas em duas partes, uma para os homens, onde se encontra o espaço para receber os convidados e onde se fazem as trocas comerciais, além do local de convívio; na outra metade as mulheres e crianças ficam acomodadas, junto ao armazém, sendo que aí também se encontra a cozinha.

Para aqueles que ainda conservam seus costumes tradicionais, a família possui um grande peso. A mulher fica encarregada do trabalho doméstico, como por exemplo, trazer água para a casa, fazer o pão e lavar as roupas. Ao homem cabe o papel de trazer o dinheiro e a comida, assim como o de defender a família das outras tribos de beduínos, uma necessidade palpável durante séculos, mas que agora constitui uma hipótese bastante remota.

Da península arábica, os beduínos se transferiram para o norte da África, quando, a partir do século VII, os árabes passam a controlar a região. Os grupos principais, porém, sempre viveram na Arábia, onde as difíceis condições de vida do deserto geraram conflitos pelo uso de poços de água e pastagens, forçando muitos desses grupos a viverem da atividade predatória, ou seja, roubando caravanas, aldeias vizinhas e forasteiros. Após a Primeira Guerra Mundial, o estilo de vida dos beduínos começa a entrar em decadência, devido ao controle exercido pelos governos dos países onde viviam. O número de beduínos diminuiu e atualmente, o estilo de vida deles é cada vez mais sedentário.

Bibliografia:
Beduínos. Disponível em: < http://www.infopedia.pt/$beduinos >. Acesso em: 13 out. 2012.
Beduíno. Disponível em: < http://www.pedalnaestrada.com.br/pages.php?recid=455 >. Acesso em: 13 out. 2012.
Quem são os beduínos? Disponível em: < http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-sao-os-beduinos >. Acesso em: 13 out. 2012.

Arquivado em: Cultura, Sociedade