Condução Térmica

Por Leopoldo Toffoli
A condução térmica consiste na propagação de calor no interior de um corpo sólido, aquecido irregularmente ou entre corpos sólidos distintos em contato direto.

Vamos tentar entender este processo. Imagine que pegamos uma barra de ferro e aquecemos uma de suas extremidades de forma que iremos segurar a outra extremidade com a mão. Após certo período iremos observar que a barra irá esquentar da extremidade onde esta a chama até a extremidade onde esta a mão. Esse efeito de transmissão de calor de uma extremidade para a outra é o que nós chamamos de condução térmica.

Note que a condução térmica precisa de um meio material para ocorrer.

Os diversos tipos de materiais apresentam condutibilidade térmica, que diz qual é o poder de condução térmica de calor. Os materiais mais densos apresentam uma condutibilidade térmica maior como o ferro, enquanto que os menos densos possuem condutibilidade térmica menor como a borracha, pois os menos densos apresentam menos moléculas para propagar o calor por toda a sua área.

Por este fato que as panelas têm cabo de plástico ou de madeira. Pois o plástico e a madeira têm sua condutibilidade térmica menor do que o ferro, assim o calor demora um tempo muito maior para se propagar na madeira ou no plástico, fazendo com que consigamos pegar a panela do fogo sem que queimemos a mão.

A condutibilidade térmica no vácuo é nula.