Elétron

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Podemos dizer que o elétron é uma partícula constituinte do átomo e que possui carga negativa. No átomo os elétrons estão localizados na eletrosfera enquanto prótons e nêutrons estão localizados no núcleo. O elétron possui uma carga quase desprezível para a contagem da massa atômica, sendo relevante apenas as partículas presentes no núcleo. Além disso, devido ao seu spin ele também é considerado um ímã, tendo esse fenômeno contribuído para o desenvolvimento da mecânica quântica.

Ilustração de um átomo, com os prótons e nêutrons compondo o núcleo atômico, e os elétrons na eletrosfera.

Uma das principais características do elétron, que foi formulada pelo cientista Louis de Broglie através do comportamento dual da luz, é sua dualidade partícula-onda, isso significa que pode ter características ondulatórias ou corpusculares, dependendo do experimento utilizado.

O elétron foi descoberto por J.J. Thompson, bem como sua carga negativa derrubando então a teoria de Demócrito que propunha o átomo como algo indivisível. Ao perceber que os elétrons tinham carga negativa ele propôs que o restante do átomo, que até então para Thompson não continha núcleo, era apenas uma esfera maciça e com carga positiva.

No modelo atômico proposto por Rutherford-Bohr os elétrons estavam teoricamente localizados na eletrosfera e dispostos em camadas eletrônicas de acordo com seu nível de energia. Através da movimentação dos elétrons migrando de uma camada e após retornando faz com que a energia seja liberada na forma de fóton (luz). Esse fenômeno inclusive possibilitou a descoberta e diferenciação de elementos químicos devido ao teste de chama feito com os mesmos, ou seja, ao serem colocados na chama esses elementos emitiam luz em algum espectro, por exemplo o berílio que emite luz verde.

No modelo atômico atual os elétrons não possuem um local pré-estabelecido para serem encontrados e sim possuem um local de máxima probabilidade de serem encontrados.

O elétron ainda hoje é o centro de muito estudos de física e química que buscam compreender a matéria e sua constituição a fim de entender melhor o universo.