Direção Defensiva

Direção defensiva ou direção segura é uma postura assumida pelo motorista ao dirigir, com a finalidade de evitar acidentes de trânsito, não só ficando atento aos próprios atos, mais guiando de modo cauteloso e preventivo em relação aos atos dos outros (que podem estar incorretos), e as condições adversas que ocorrem no trânsito. Trata-se de dirigir de forma que permita reconhecer os perigos e preveni-los, não só em relação ao seu próprio veiculo ou seus passageiros, mas também com os outros usuários das ruas, tanto motoristas quanto pedestres.

Não se trata somente de obedecer as leis de trânsito, mas de adotar uma postura pacífica, consciente e civilizada no seu dia-a-dia. Alguns elementos são indispensáveis para uma direção defensiva:

- Conhecimento - das Leis de Trânsito, das condições do veículo, das condições do trajeto.

- Atenção – o motorista deve estar em estado de alerta, atento a tudo e a todos que podem interferir no trânsito, como: o próprio veículo, sinalização, pedestres, ciclistas, motociclistas, outros motoristas, animais, condições da pista, do tempo, etc.

- Previsão – estar atento as eventualidades, que vão desde um pneu furado, até um pedestre atravessando em local inadequado, ou as crianças que jogam bola na calçada, e que podem correr para a rua atrás da mesma.

- Habilidade – Habilidade se adquire com a prática. Quando o motorista é capaz de realizar com sucesso as manobras comuns no trânsito, como fazer curvas, mudar de faixa, ultrapassar, estacionar, etc. é considerado um motorista hábil. Porém, para uma direção defensiva, não basta o motorista ser hábil. Ele deve estar atento as variáveis ao realizar suas manobras, usando sempre de bom senso.

- Decisão – Conhecer as alternativas (do veículo, da pista, das Leis, de manobras, etc.), quando estiver em situações imprevistas ou de perigo, para que possa tomar a decisão mais acertada.

Desde 2004, o curso de Direção defensiva tornou-se obrigatório a todas os motoristas, tanto para aqueles que estão obtendo a primeira carteira de motorista, quanto para aqules que estão renovando a mesma.

Arquivado em: Educação, Transporte