Síndrome de Weill-Marchesani

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A síndrome de Weill-Marchesani, também chamada de distrofia mesodermal congênita, trata-se de uma desordem do tecido conjuntivo, caracterizada por anormalidades do cristalino, baixa estatura, braquidactilia e rigidez articular.

Este transtorno é raro, afetando aproximadamente 1 em cada 100.000 indivíduos nascidos vivos.

Consiste em um transtorno genético, de caráter autossômico recessivo ou dominante, resultante de mutações nos genes ADAMTS10 e FBN1.

As principais manifestações clínicas incluem:

  • Baixa estatura (homens de 1,42 a 1,69 cm e mulheres de 1,30 a 1,57 cm);
  • Problemas oculares como miopia secundária à forma anormal da lente, subluxação do cristalino, glaucoma e perda da visão;
  • Braquidactilia;
  • Rigidez articular.

O diagnóstico é baseado nos achados clínicos, sendo confirmado por testes genéticos que apontam mutações nos genes envolvidos nessa síndrome.

Não existe cura para esta síndrome. O tratamento é apenas sintomático. Cirurgias oculares são opções para algumas formas de glaucoma. Terapias ortopédicas e fisioterapia são comumente indicadas em casos de problemas de mobilidade resultantes de anomalias do tecido conjuntivo.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Weill–Marchesani_syndrome
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK1114/
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/weill-marchesani-syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: