Auditoria ambiental

Graduação em Ciências Biológicas (UNIFESP, 2016)

A auditoria ambiental é uma ferramenta de gestão ambiental definida pela norma NBR ISSO 14.010 como um “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”. Assim, é considerado um procedimento realizado por profissionais técnicos ou empresas terceirizadas, gerido por um auditor líder e executado por uma equipe preparada, visando avaliar o desempenho e o comprometimento ambiental de empresas e indústrias.

Atualmente questões ambientais vêm sendo amplamente discutas em todo o mundo, e novas leis e normas são propostas a fim de que se atinja um desenvolvimento cada vez mais sustentável. A auditoria ambiental se torna, nesse contexto, um instrumento de fiscalização dos processos de adequação ambiental, verificando o comprometimento de diferentes organizações com as questões ambientais, principalmente em relação ao desenvolvimento sustentável. Assim, a auditoria ambiental pode apresentar diferentes etapas, e considera questões importantes como as fontes de poluição e suas medidas de controle e prevenção, além do uso de energia, água e recursos naturais, os processos de produção e distribuição e até uso, manuseio e transporte de produtos controlados e reformas de prédios e instalações.

Tipos de auditoria ambiental

Existem diversos tipos de auditoria ambiental, e o setor privado se utiliza de sete tipos diferentes, listados a seguir:

  • Auditoria de Conformidade Legal: esse tipo de auditoria consiste em avaliar se as práticas adotadas pela empresa estão de acordo com as leis ambientais, se utilizando da legislação ambiental, licenças e processos de licenciamentos além de termos de ajustamento. Normalmente esse tipo de auditoria acontece antes da solicitação de uma licença ambiental, ou com o objetivo de evitar multas e penalidades.
  • Auditoria de Avaliação de Desempenho ou Auditoria de Desempenho Ambiental: tem como objetivo avaliar o funcionamento e desempenho de uma empresa através de indicadores ambientais como a quantidade de poluentes e resíduos gerados, bem como o consumo de energia, água e recursos naturais.
  • Auditoria de Descomissionamento: esse tipo de auditoria acontece somente para verificar os riscos ambientais relacionados ao encerramento das atividades de uma empresa ou indústria.
  • Auditoria de Responsabilidade: tem como finalidade avaliar os passivos ambientais de uma empresa, definido como o conjunto de obrigações ambientais que as empresas têm visando compensar os impactos causados ao meio ambiente e também à sociedade. É comum em processos de fusão e também compra e venda de organizações.
  • Auditoria de Cadeia Produtiva: é o tipo de auditoria responsável por fiscalizar todas as etapas, agentes e serviços utilizados durante toda a cadeia produtiva de um determinado produto, a fim de avaliar os possíveis riscos associados a esse processo.
  • Auditoria de Sistema de Gestão: esse tipo de auditoria busca fiscalizar se uma empresa ou indústria atende as exigências estipuladas por normas e leis ambientais, garantindo certificações de acordo com o cumprimento aos requisitos de um sistema de gestão ambiental específico.
  • Auditoria Pós-acidente: acontece após acidentes ambientais, verificando as causas e consequências, bem como determinando as medidas mais eficazes para reduzir os danos observados.

Referências Bibliográficas

[1] Auditoria ambiental. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria_ambiental

[2] Moraes, Jéssica Fischer Verly de; Dias, Tanize; Anello, Lúcia de Fátima Socoowski. A importância da auditoria ambiental como ferramenta de gestão ambiental. Disponível em: http://repositorio.furg.br/xmlui/handle/1/5781

[3] Auditoria Ambiental, em Instrumentos de gerenciamento ambiental. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea22.html

[4] O que é auditoria ambiental e quais os diferentes tipos? Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-que-e-auditoria-ambiental-e-quais-os-diferentes-tipos/