Gestão do Conhecimento

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Gestão do conhecimento consiste em um processo organizacional que envolve a captação, análise, criação, compartilhamento e utilização do conhecimento em uma empresa. Por meio da aplicação deste método é possível alcançar os objetivos da companhia buscando os processos mais efetivos neste sentido.

Porém, para entender melhor o que é gestão do conhecimento, é preciso definir o que é conhecimento. Conceitualmente, é a capacidade de entendimento, compreensão e aprendizado sobre determinados assuntos. Conhecimento não é o mesmo que dados e informações, mas o que se consegue através deles. Dados são somente estatísticos, e informações baseiam-se na mensuração dos primeiros. Então, após uma filtragem, retira-se o que é relevante ou não, criando conhecimento. A partir disso, é possível encontrar novas soluções e direcionar com maior eficácia as tomadas de decisão.

Qual a função da gestão do conhecimento?

Em princípio, a função da gestão do conhecimento é fazer a conexão entre as matrizes do conhecimento com as melhores práticas para tornar sua aplicabilidade viável. A gestão do conhecimento tem como função trazer à tona a necessidade de se criar estruturas para a geração e uso do conhecimento, atuando desde captação de dados e informações até a sua aplicação em decisões-chave. É basicamente uma forma de enxergar o mundo corporativo por um viés estratégico e competitivo, utilizando o capital humano (pessoas geram conhecimento) para melhorias.

Objetivos da gestão do conhecimento

Valorização do conhecimento

Ao valorizar o que uma empresa produz de conhecimento é possível chegar a inovações, redução de custos, criação de novas formas de receita, entre outros benefícios. Algumas companhias incluem a gestão de conhecimento como forma de capital intelectual em seus balanços. A valorização do conhecimento possibilita a centralidade da importância de sua criação no âmbito empresarial, tornando-o como uma força motriz que não somente alimenta todos os setores, mas também evoca o seu aprimoramento.

Aperfeiçoamento do ambiente de trabalho

A partir da gestão do conhecimento é possível impulsionar políticas que incentivem seu compartilhamento de maneira eficaz entre os profissionais. Assim, conforme ele é gerado, sua transferência entre grupos de trabalho se torna mais eficaz e criativa.

Captação do conhecimento

Essa meta pode ser realizada por meio da criação de repositórios de dados, criando conhecimento com base em artigos, manuais, relatórios, palestras, reuniões, apresentações, entre outras formas de representações práticas de informações. Assim, estes ativos podem ser resgatados de acordo com a demanda e de maneira mais organizada.

A importância da gestão do conhecimento

Com o avanço constante das tecnologias, a compreensão dos processos organizacionais tornou-se de extrema importância. Isso afeta sobremaneira o meio corporativo devido à velocidade com que as práticas de trabalho têm demonstrado a capacidade de mudança e renovação. Desta forma, os profissionais veem-se impelidos a se atualizar a todo o momento.

Excesso de informação

Uma pesquisa realizada em 2011 em universidade estadunidense chegou à conclusão de que as pessoas são expostas diariamente a um conteúdo que abrange a produção de conhecimento de mais de 150 jornais. Isso impacta em empresas de pequeno, grande e médio porte. Em outro aspecto, tal excesso pode até mesmo prejudicar a saúde mental dos funcionários no fenômeno alcunhado como infodemia.

Estrutura dos Ativos do Conhecimento

No começo dos anos 1990, Hubert Saint-Onge, vice-presidente de uma grande instituição bancária do Canadá, começou uma série de pesquisas que resultou na criação da Estrutura dos Ativos do Conhecimento, um modelo prático e bastante utilizado. Tal base de gestão do começou a ser utilizada dentro do plano de negócios das empresas para gerir pessoas. Isso uniu a infraestrutura organizacional à arquitetura tecnológica, visando à gestão e a criação do conhecimento. Com esta prática, a gestão do conhecimento tornou-se uma das ferramentas primordiais para o aprimoramento dos processos.

Fontes:

BARROSO, A. C. de O.; GOMES, E. B. P. Tentando entender a gestão do conhecimento. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 33, n. 2, p. 147 a 170, 1999. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7656. Acesso em: 1 set. 2022.

https://jornadadogestor.com.br/o-que-e/gestao-do-conhecimento/

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/54210/1/2011-104.pdf

https://blog.b2bstack.com.br/gestao-do-conhecimento/

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: