Missão, Visão e Valores

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Universidade Nove de Julho, 2008)
MBA em Gestão Empresarial (Universidade Nove de Julho, 2010)

Todos temos, ao menos em mente, um ou mais objetivos específicos que demandam certo nível de planejamento sobre como devemos agir para alcança-los. Motivados por uma meta, buscamos atingir uma posição ou circunstância futura que nos transmita o sentimento de realização e para isso recorremos a expedientes, ferramentas ou atitudes que aproximem nossas intenções da realidade.

No contexto empresarial, qualquer organização, independentemente de seu porte, também precisa ter, observadas suas características e peculiaridades, propósitos bem esclarecidos para seguir em frente, sob pena de perder a direção e fracassar nos negócios.

Isto é demonstrado, nos últimos tempos, pela constância com que as empresas enfrentam a necessidade de encontrar maneiras de sustentar o direcionamento das atividades, para que assim sejam reconhecidas positivamente e consigam se manter no mercado.

Dessa forma, no cenário atual, marcado cada vez mais pelas pressões da competitividade, ter uma estratégia é algo mais do que necessário, torna-se indispensável à subsistência da organização.

Para sobreviver, a empresa precisa dizer a que veio e de que maneira pretende contribuir com a sociedade. Do contrário, o que tem a oferecer, por mais atrativo que seja à primeira vista, não resistirá a um segundo olhar.

Seus produtos ou serviços constituem o canal que anuncia sua missão, visão e valores, fatores essenciais para o estabelecimento de sua identidade corporativa. Determinar um caminho que conecte a empresa com a satisfação das necessidades de quem a escolhe, representa a transição entre seu momento atual e o futuro desejado.

Missão

Para tanto, sua missão deve refletir o motivo de sua existência, ou melhor, sua razão de ser em seu ramo de atuação. Significa que, em termos concisos, deve declarar seus propósitos com base em seus deveres e responsabilidades, pautando suas ações com princípios de ética, honestidade, transparência, etc., de maneira a adequar seus rumos de acordo com suas mudanças estratégicas.

Para Peter Drucker, o pai da Teoria da Administração, objetivos claros e realistas só fazem sentido a partir da definição da missão empresarial, pois é neste ponto que se torna possível instituir políticas, formular estratégias e direcionar recursos para que o trabalho seja feito. Em outra perspectiva, a missão produz movimento e provoca a sintonia dos colaboradores da empresa com os objetivos organizacionais.

Portanto, a missão traduz a vocação da empresa, a distinção que a torna útil e importante no mercado. Compreende a expressão de como pretende contribuir e interagir com a sociedade, com base na conjugação de um sistema de valores e crenças em termos de negócio.

Visão

Por sua vez, a visão corresponde à descrição do futuro almejado. Reflete o destino que se pretende alcançar mediante os esforços a serem empreendidos. Deve conter, no entendimento dos mais românticos, tanto aspiração como inspiração. Simbolizando os sonhos da empresa, ou seja, onde ela pretende chegar ou o que pretende ser, a primeira personifica o alvo e a segunda orienta o percurso. Moldar a visão organizacional torna o processo decisório mais fluente e efetivo em todos os níveis da instituição, uma vez apreendido o compromisso de todos com os objetivos definidos.

Valores

Os valores estratégicos, por fim, norteiam os paços da organização, pois para que suas pretensões sejam realizáveis é necessário que se apoiem numa série de preceitos ou convicções que dão forma ao caráter assumido pela empresa, de maneira que esta possa consolidar sua personalidade conforme pretendido em sua visão e apresentar os resultados almejados em sua missão.

Assim, é possível compreender que a relação entre visão, missão e valores tem o intuito de orientar o desenvolvimento das estratégias e a definição das diretrizes da empresa, alinhando suas equipes e promovendo a identificação interna e externa com o negócio.

Arquivado em: Administração