Instituições da Agropecuária

As instituições de representação da classe agropecuária (produtores e trabalhadores) obedecem aos critérios de distruibuição da federação (Instituições públicas -> Ministérios -> Governo Federal).

As principais instituições são:

- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA): é o órgão federal responsável por todas as políticas do setor, viabilizando os aspectos tecnológicos, sociais e de mercado, o MAPA se divide em secretárias, sendo as principais:

* Secretária de Defesa Agropecuária, Secretária da Política Agrícola, Secretária de Apoio Rural e Cooperativismo, Secretária da Produção e Comercialização, Embrapa, Companhia Nacional de Abastecimento.

- Ministério do Desenvolvimento Agrário: o principal objetivo desse órgão é a reforma agrária e o desenvolvimento sustentável do segmento, sendo diretamente vinculado ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

- Setor Bancário: esse setor é responsável pelo crédito rural seguindo o Conselho Monetário Nacional (CMN), sendo o Banco do Brasil, Sicredi e BNDES os principais agentes das linhas de crédito.

- Setor de Cooperativismo: O sindicalismo e cooperativismo brasileiro estão divididos em dois setores (associações de grandes e de pequenos produtores), sendo que o principal órgão representativo da classe é o CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), já as cooperativas são representadas pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

- Instituições de Apoio: Existem outras instituições e Ong`s que dão apoio a agropecuária nacional, sendo que a principal instituição representativa é o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) focada normalmente nos pequenos produtores.

Arquivado em: Agricultura, Pecuária