Futuro perfeito em alemão

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O futuro perfeito (Futur II) é responsável pela ideia de expressar um fato terminado já no futuro, o qual virá normalmente após uma outra ação no futuro. Exemplos:

Como podemos observar nos exemplos acima, há um fato ou ação concluída após uma ação futura.

Na língua alemã, este tempo verbal também é também usado para estas situações.  Para a formulação usa-se o verbo “werden” o qual indica a ideia de futuro.  Assim como no português, será usado também um verbo no particípio para compor a ideia da informação, o qual será auxiliado pelos verbos “Sein” ou “haben”.  O exemplo abaixo permite analisar melhor a estrutura:

Como podemos observar, utiliza-se o verbo para dar a ideia de futuro e no final da oração estará o verbo no particípio seguido de seu auxiliar haben. Alguns verbos que indicam movimento por exemplo, podem ver auxiliados pelo “Sein”. É o caso do verbo “ankommen” (chegar):

É possível então resumir a estrutura da seguinte forma:

Werden + informações + verbo no particípio + auxiliar SEIN ou Haben.

Empregando essa regra o futuro perfeito não será um grande desafio. Vejamos mais alguns exemplos para facilitar o emprego da regra:

Este tempo verbal não é muito frequente dentro do idioma. O mesmo remete a um tempo bastante específico. Costuma aparecer a partir dos níveis intermediários.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!