Passado em alemão

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O passado em alemão normalmente é formado com a estrutura chamada Perfekt. Trata-se de uma forma de expressar a ideia de passado em língua alemã onde a oração contém um verbo no particípio, o qual sempre virá auxiliado do verbo “haben” ou “sein” conjugado no presente. Na maioria dos casos o verbo no particípio encontra-se no final da oração.

A tabela abaixo apresenta exemplos para melhor compreensão da estrutura:

Sujeito VERBO AUXILIAR
Haben/sein
Informações Particípio
(Partizip II)
Ich
Er
Sie
Wir
Sie
Ihr
habe
hat
haben
sind
ist
seid
Ökonomie im Ausland
ein neues Haus
gestern im Garten
gestern Abend ins Kino
sehr früh nach Hause
zur richtigen Zeit
studiert.
gebaut.
gearbeitet.
gegangen.
gefahren.
gekommen.

Como é possível observar, as informações da sentença normalmente encontram-se entre o verbo “sein” ou “haben” e o particípio no final.

A maioria dos verbos no particípio (partizip II) requerem o verbo “haben” como auxiliar. Além disso, todos os verbos transitivos formulam o Perfekt com “haben”. Exemplos:

Alguns grupos de verbos que indicam movimento formulam esta estrutura auxiliados do verbo “sein”. Os principais são: Gehen (ir), kommen (vir), fliegen (voar), fahren (dirigir). Exemplos:

Além disso, verbos que indicam uma mudança de estado também são auxiliados com o verbo “sein”. Exemplos:

A estrutura das frases pode mudar em caso de perguntas por exemplo:

Para formular sentenças no passado é necessário estudar a forma dos verbos no particípio. Apesar de possuir uma só conjugação, alguns verbos podem ser bastante irregulares no particípio. Uma dica é aprender os verbos que formulam o passado com “Sein” pois não compõem um grande grupo.

Vale reforçar que esta é a forma mais utilizada para formular a ideia de passado no idioma. O “Perfekt” não se equivale ao present perfect do inglês americano, pois é utilizado para falar o passado em várias situações.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!