Passado simples em alemão

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

O passado simples é normalmente utilizado dentro de um idioma para descrever alguma ação, fato ou característica que já ocorreu e normalmente não tem mais relação com o presente.  Também é possível expressar com passado simples uma estado anterior que não se atribui mais ao contexto presente.

O passado simples em língua alemã possui as mesmas características porém não é muito utilizado na fala do dia-a-dia sendo passado perfeito a forma mais comum para expressar os fatos que já aconteceram.

Assim sendo passado simples em alemão que é utilizado mais na escrita pois a ideia do passado simples no idioma é geralmente um passado muito distante, que já aconteceu há muito tempo.

É comum a presença do passado simples em biografias e textos com assuntos mais antigos. Aparecem portanto com mais frequência na terceira pessoa, seja ela do plural ou singular. A tabela abaixo apresenta alguns verbos conjugados no passado simples, seguida de alguns exemplos:

Pronomes Pessoais Verbo kommen Leben Verbo schlafen
ich Kam Lebte Schlief
du Kamst Lebtest Schliefst
er/sie/es Kam Lebte Schlief
wir Kamen Lebten Schliefen
ihr Kamt Lebtet Schlieft
sie/ Sie Kamen Lebten schliefen
  • Die Familie lebte in einer Scheune.  A família viveu em um galpão.
  • Sie bekamen vier Kinder.  Eles tiveram 4 filhos.
  • Er arbeitete zuerst als Knecht.  Ele trabalhou primeiramente como pião.
  • Sie wanderten wochenlang durch  den Wald.  Eles andaram durante semanas pela Mata.
  • Das Kind kam aus einer sehr armen Familie. A criança veio de uma família muito pobre.

É preciso atentar à conjugação, pois a terceira pessoa do singular, ao contrário do presente, normalmente possui a mesma terminação que a primeira pessoa. A estrutura costuma ser parecida com o presente. Sujeito > verbo + objeto ou verbo > Sujeito + objeto. A conjugação do verbo no passado simples quando regular passa basicamente pela adição de um “t” ao radical, mais a terminação dos verbos no presente

Apesar deste tempo verbal não aparecer com muita frequência na comunicação oral, alguns verbos específicos são também usados na fala no tempo passado simples. Os verbos mais relevantes deste caso são os verbos Sein (ser/estar), Haben (ter) e também os verbos modais. Os exemplos abaixo apresentam sentenças que podem ser ouvidas no cotidiano:

  • Ich war gestern Abend  mit Freunden im Kino. Eu estive ontem à noite com amigos no cinema.
  • Dieses Konzert war letztes Jahr besser.  Este show foi melhor no ano passado.
  • Wir hatten ein kleines Problem in der Firma.  Nós tivemos um pequeno problema na firma.
  • Er konnte letzte Woche nicht zur Arbeit gehen.  Ele não pôde ir para o trabalho na semana passada.
  • Wie lange musstest du warten?  Quanto tempo você precisou esperar?

A conjugação dos verbos no passado simples determinará muitas vezes se o verbo é regular ou irregular. Os verbos irregulares apresentam uma conjugação muitas vezes bem diferentes da raiz do verbo, o que o caracteriza como sendo irregulares.  Entretanto, uma vez que o passado simples é usado praticamente somente na escrita, normalmente na hora do seu emprego é possível consultar algum material.  O seu aprendizado é porém também relevante, pois facilitará a identificação das formas de muitos verbos em outros tempos verbais.

Arquivado em: Alemão