Substantivos em alemão

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Os substantivos são usados dentro de uma língua para dar nome a um ser, objeto, ação, características, sentimentos etc. Desta forma podem ser caracterizados como concretos ou abstratos. Por exemplo quando temos um objeto pequeno, de plástico, com uma tampa em cima e que usamos para levar água dentro, chamamos esse objeto de garrafa. A palavra garrafa é portanto um substantivo, pois a mesma remete ao objeto descrito anteriormente. A palavra decepção também é um substantivo. Apesar de não remeter a algo concreto, visível ou apalpável, é o nome que damos em situações de insatisfação com algum resultado por exemplo.

Uma estratégia para reconhecer um substantivo é a necessidade de um artigo quando isolamos a palavra. No caso da Língua Portuguesa “o” ou “a”. Portanto, caso houver dúvida se a palavra “Garrafa” é ou não um substantivo, isole-a e tente colocar um artigo. Exemplo: “Garrafa” > A garrafa. Conclui-se que se trata de um Substantivo.

Assim como no português, existem vários exemplos de substantivos na língua alemã. Eles podem vir acompanhados dos artigos masculino feminino ou neutro, no caso: der, die ou das respectivamente.

Artigos
DER = Artigo masculino DIE = Artigo feminino DAS = Artigo neutro
Exemplo: Der Mann Exemplo: Die Banane Exemplo: Das Buch

Assim temos alguns exemplos tanto de substantivos concretos quanto de abstratos acompanhados dos artigos acima. No caso da língua alemã, todos os substantivos são escritos com a primeira letra maiúscula, tornando-se fácil reconhecer um substantivo no meio de um texto, pois até mesmo no meio de uma oração, este mesmo virá escrito com a primeira letra maiúscula.

Praticamente todas as orações possuem pelo menos um substantivo e um verbo. Dentro da gramática os substantivos de uma oração podem vir como sujeitos ou objetos. Exemplos:

  • Der Mann kommt aus Brasilien. O homem é do Brasil.
  • Das Buch ist sehr interessant. O livro é interessante
  • Die Banane ist eine gelbe Frucht. A banana é uma fruta amarela.
  • Sie möchte das alte Auto verkaufen. Ela quer vender o carro antigo.

Quando o Substantivo está acompanhado de um artigo indefinido, o mesmo concorda com o gênero do substantivo. Exemplos:

  • Eine neue Sekretärin wurde eingestellt. Uma nova secretário foi contratada.
  • Hier wird ein Haus gebaut. Aqui será construída uma casa.
  • Sie hat eine Katze gekauft. Ela comprou um gato.
  • Meine Uhr wurde in der Schweiz repariert. Meu relógio foi consertado na Suíça.
  • Mein Auto hat einen starken Motor. Meu carro tem um motor forte.
  • Er hat sein Fahrrad verkauft. Ele vendeu sua bicicleta.

Para finalizar, vejamos alguns exemplos com substantivos abstratos:

  • Die Zuverlässigkeit ist das Wichtigste bei einer Freundschaft. A confiança é o mais importante em uma amizade.
  • Die Leidenschaft für den Sport war entscheidend für ihre erfolgreiche Karriere. A paixão pelo esporte foi decisiva para sua carreira de sucesso.

Como podemos observar, o uso dos substantivos em língua alemã assemelha-se muito ao uso em língua portuguesa. Uma diferença maior é possível observar na grafia, uma vez que como visto nos exemplos acima, todos são escritos em letra maiúscula, independentemente da posição na frase.

Arquivado em: Alemão