Tempo presente em alemão (Präesens)

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

O tempo presente (Präesens) é designado para ações que acontecem no momento, agora.  Um aprendizado de idiomas normalmente se inicia com o aprendizado do tempo presente. Em língua alemã, assim como no português, o tempo presente possui conjugações específicas para cada pessoa.  A maioria dos verbos no entanto conjugados no presente são regulares e possuem terminações que facilitam a distinção e correta expressão da ideia.

A maior parte dos verbos em língua alemã possui a terminação –en quando no infinitivo, por exemplo: kommen, trinken, telefonieren etc. A conjugação no presente apresenta na maioria dos casos terminações iguais, podendo variar um pouco no radical. A tabela abaixo apresenta um modelo de conjugação muito frequente:

Pronomes Pessoais KOMMEN (vir) TRINKEN (beber) SCHLAFEN (dormir)
ich komme trinke schlafe
du kommst trinkst schläfst
er/sie/es kommt trinkt schläft
wir kommen trinken schlafen
ihr kommt trinkt schlaft
sie/ Sie kommen trinken schlafen

É possível observar uma terminação similar para cada pessoa. Para conjugar é necessário portanto retirar primeiramente a terminação en. A partir de então surge a raiz ou radical do verbo. No caso dos verbos regulares, faz-se necessário a adição das terminações para cada pessoa, as quais estão destacadas na tabela. Vale lembrar que estas terminações são usadas para a conjugação no presente. Para o passado algumas terminações podem se alterar.

A partir de então, utilizando a conjugação correta para cada pessoa, será possível expressar sentenças neste tempo verbal. Vejamos alguns exemplos:

  • Ich koche sehr gerne. Eu gosto de cozinhar.
  • Kommst du morgen mit ins Kino?  Você vem junto amanhã ao cinema?
  • Er geht nicht so gern in die Disco.  Ele não gosta de ir à discoteca.
  • Sie trinkt keinen Alkohol.  Ela não bebe álcool.
  • Das Gebäude besteht aus drei Etagen. O prédio é composto por três andares.
  • Wir lernen Französisch mit einem brasilianischen Lehrer. Nós estudamos francês com um professor brasileiro.
  • Fahrt ihr morgen zum Strand? Vocês vão amanhã para a praia?
  • Die Brasilianer lachen sehr viel. Os brasileiros riem bastante.
  • Herzlichen Glückwunsch Frau Bergmann! Sie arbeiten sehr fleißig. Parabéns senhora Bergmann! A senhora trabalha muito dedicada.

Alguns verbos podem ter a raiz alterada na conjugação do presente ou ganhar um trema, pois mudam a forma de pronúncia. O verbo SEIN (ser/estar) possui uma conjugação bastante irregular. Uma dica de aprendizado para estudantes de nível inicial é trabalhar alguns verbos importantes de conjugação irregular no presente, pois não fazem parte de um grande grupo. A conjugação dos verbos regulares, após uma base de estudos será praticamente automática.

Arquivado em: Alemão