Açúcar Invertido

Por Gabriella Porto
Categorias: Alimentos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O açúcar invertido é um ingrediente usado na indústria alimentícia que consiste num xarope quimicamente produzido a partir do açúcar comum, a sacarose.

A explicação para o termo “açúcar invertido” é baseada na isomeria da molécula. O açúcar comum é composto de moléculas de dois outros açucares mais simples: a glicose e a frutose. Quando se mistura a sacarose à água, ocorre uma reação química denominada hidrólise, que separa os dois açúcares. Esse material decomposto é o chamado açúcar invertido. O nome “açúcar invertido” não tem nada a ver com as propriedades nutricionais ou referentes ao paladar, e sim com as físico-químicas. Essa denominação lhe é dada com base na propridade de o material girar na direção da propagação da luz polarizada. Quando a luz atravessa um copo de água com sacarose, sofre um desvio para a direita, no entanto, quando a mistura é de água com açúcar invertido, o desvio é para a esquerda.

O açúcar invertido frequentemente figura entre os ingredientes de biscoitos e bolos. Isso porque, quando a massa é aquecida, ocorre a hidrólise da sacarose presente nela. Um dos objetivos do uso dele para produção e guloseimas é o de evitar que o açúcar comum cristalize e dê ao produto final uma desagradável consistência arenosa. Além de dar uma textura adequada aos produtos nos quais que é utilizado como matéria prima, o açúcar invertido também auxilia na formação de cor e de aroma, através da chamada Reação de Maillard, também conhecida como “escurecimento não-enzimático”.

A única substância natural com características semelhantes ao açúcar invertido industrialmente produzido é o mel de abelhas. As abelhas expelem a enzima invertase, que transforma grande parte da sacarose contida no néctar das flores em glicose e frutose.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%BAcar_invertido
http://super.abril.com.br/alimentacao/acucar-invertido-440925.shtml

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!