Frituras

Por Gabriella Porto
Categorias: Alimentos, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Fritura é uma técnica culinária em que se mergulham alimentos crus em óleo em alta temperatura.

Ilustração: Lightspring / Shutterstock.com

Ilustração: Lightspring / Shutterstock.com

A diferença principal entre a fritura e os alimentos cozidos é que o ponto de ebulição do óleo e das gorduras é bem mais alto que o da água, fazendo com que um alimento frito fique pronto com muito mais rapidez que os cozidos e com aspectos diferentes também, principalmente na parte externa, que fica caramelizada ou "crocante".

Historiadores estimam que a técnica da fritura tenha surgido simultaneamente à descoberta do fogo, há cerca de 800 mil anos. Há evidências históricas do uso da fritura no Egito Antigo, na Itália Antiga e também á relatos na bíblia.

Entretanto, alimentos fritos são geralmente considerados alimentos prejudiciais à saúde humana. Porque além de possuir grande quantidade de gordura, é uma gordura maléfica ao organismo, em maior parte responsável por problemas coronarianos.

O óleo vegetal depois da ebulição altera as características dos alimentos que são nele mergulhados, e altera as próprias características também. Pela ação do calor algumas substâncias que formam os óleos e gorduras se transformam em glicerol e ácidos graxos. O primeiro, com as temperaturas muito altas, provoca a desidratação da molécula, formando uma substância chamada acroleína que é potencialmente cancerígena. A acroleína destrói as fibras elásticas das artérias e irrita as mucosas gastrointestinal e nasal. As artérias que têm suas fibras elásticas destruídas acarretam na degeneração e envelhecimento precoce.

O consumo moderado e esporádico das frituras não tem a capacidade e causar problemas coronarianos nem cancerígenos. Tudo depende de hábitos saudáveis como exercícios físicos e dieta balanceada.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fritura
https://web.archive.org/web/20101023124652/http://pt.shvoong.com:80/books/245349-sa%C3%BAde-perigo-das-frituras/
https://web.archive.org/web/20100401222635/http://www.ahau.org:80/frituras_indigestas.0.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!