Queijo Roquefort

O queijo Roquefort é uma variedade francesa, produzida com leite de ovelhas. O nome “Roquefort” faz referência à sua localidade de origem, a região de Roquefort-sur-Soulzon, na França.

Esta variedade de queijo possui massa de consistência cremosa e esfarelada, casca úmida e sabor acentuado e picante. Na fabricação do queijo Rockefort, assim como na fabricação das variedades Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos do tipo Penicillium na massa, que passa em seguida por um processo de maturação de três meses, no mínimo. Os fungos são os responsáveis por desenvolver no Roquefort as manchas verde-azuladas de aparência característica. Os fungos são também responsáveis pelo sabor inigualável do Rockefort. Ao contrário do que muitos possam pensar, de acordo com um estudo publicado no site da U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), o uso do fungo Penicillium Roqueforti na fabricação do Queijo Roquefort é seguro e historicamente nunca apresentou efeitos relevantes nocivos à saúde.

O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar o nome de Roquefort, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, no Sul da França, onde fica também a pequena cidade de Roquefort-sur-Soulzon, que dá nome à iguaria. O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo. Após isso, dentro de alguns meses o Roquefort está pronto para consumo.

É importante salientar que só pode ser denominado “Roquefort” o queijo produzido na região de Roquefort-sur-Soulzon, no sul da França. Existe um controle severo da patente. Por conta do elevado preço do produto, alguns produtores fabricam o queijo “tipo roquefort” aqui no Brasil, que muito se assemelha ao original em sabor e fabricação, mas possui um preço mais acessível.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Roquefort
http://oquedoqueijo.com/2013/03/27/roquefort-is-beautiful/
http://www.petitgastro.com.br/queijos-tradicionais-roquefort-x-gorgonzola-camembert-x-brie/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Alimentos