Basset Hound

O Basset Hound é uma raça canina de baixa estatura, criada para caça devido ao seu faro. Surgiu no ano de 1800, na França, resultando do cruzamento entre as raças Bloodhound e o Beagle. Possui excelente faro, ficando atrás apenas do Bloodhound.

Basset Hound. Foto: Ewa Studio / Shutterstock.com

Padrão Racial

Os animais dessa raça apresentam pernas curtas, medindo aproximadamente 33 a 38 cm de altura e pesando entre 20 a 30kg. Apresentam pêlo liso e curto, sendo as cores padrões: tricolores (preto, marrom e branco) e bicolores (branco e preto ou preto e branco), entretanto, todas as cores são consideradas aceitáveis.

Seu crânio é em cúpula, apresenta stop moderado e occipital proeminente; o focinho é praticamente paralelo à linha superior do crânio, não sendo muito mais longo do que o crânio. Os olhos possuem formato de losango e são escuros, podendo ser marrom médio em cães de cor clara. Na lateral dos olhos, nas arcadas superciliares, podem apresentar uma considerável quantidade de rugas. Os maxilares e os dentes são fortes e apresentam mordedura em tesoura; o lábio superior sobrepõe-se substancialmente ao inferior. As orelhas são de inserção baixa, abaixo da linha dos olhos, são longas, estreitas, finas e aveludadas.

O pescoço é musculoso, bem arqueado, longo, apresentando barbela pronunciada, sem ser exagerada. A cernelha e o ombro encontram-se aproximadamente na mesma altura; o dorso é nivelado e bem largo; o lombo é levemente arqueado; o peito, quando observado de frente, é bem colocado entre as patas curtas dianteiras, apresentam costelas bem arredondadas e arqueadas. A cauda é bem inserida, longa, grossa na base, afilando gradativamente, apresentando uma pelagem moderada na sua ponta, portando-se bem para cima.

Os membros anteriores são curtos, fortes e de boa ossatura; os ombros não são pesados e apresentam escápulas bem colocadas para trás; os cotovelos não viram nem para fora e nem para dentro, mas bem juntos nos lados; os antebraços inclinam-se levemente para dentro. Os membros posteriores são musculosos e firmemente implantados; pode apresentar rugas de pele entre o jarrete e as patas; os joelhos possuem boa angulação. As patas são volumosas, sendo as dos membros anteriores compactas, potentes e com ossatura pesada e ligeiramente viradas para fora; os patas dos membros posteriores, quando vistos de trás, são paralelos com os jarretes.

Temperamento

Possuem personalidade forte: são impulsivos, não aceitando comandos facilmente. São animais calmos quando adultos; quando filhotes possuem muita energia e são muito brincalhões. São companheiros, carinhosos e leais aos donos. Não estranham desconhecidos, nem outros cães, e tendem a fazer amizades com muita facilidade. Por todas essas qualidades são considerados excelentes animais de estimação, especialmente para famílias com criança.

Possuem um forte instinto para caça, iniciando uma perseguição a pássaros, gatos, e qualquer outro animal. Deste modo, recomenda-se sempre deixá-los presos a uma guia quando forem passear na rua.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basset_Hound
http://www.saudeanimal.com.br/basset.htm
http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/050.htm
http://www.greattitas.com.br/
http://www.caesefilhotes.com.br/cachorro-filhote-basset-hound

Arquivado em: Cães