Bernese Mountain Dog

O Bernese Mountain Dog, ou Boiadeiro Bernês, é uma raça de cão oriunda da região central da Suíça.

Esta raça foi primeiramente utilizada como cão de fazenda, que tinha como principal responsabilidade vigiar a propriedade e o gado, encaminhando-o para locais de pastagem, além de fazer companhia para o fazendeiro e sua família.

No século XX, quando estava quase extinta, a raça foi recuperada pelo professor Albert Heim. Em 1907, criadores de Burgdorf resolveram padronizar a raça, criando o Schweizerischer Dürrbach-Klub, implementando pela primeira vez as características da raça. Após alguns anos, em 1910, a raça ganhou o nome atual.

Bernese Mountain Dog. Foto: xkunclova / Shutterstock.com

Os animais desta raça são de porte grande, pesados e ágeis, sendo fácil distinguir o macho da fêmea, com aquele apresentando entre 63 a 70 cm de altura e este entre 58 a 66 cm. Possuem uma longa pelagem tricolor, de coloração preta, com o peito branco e marcas de cor ferrugem na área acima dos olhos, laterais da boca e nas patas dianteiras, além de uma forma de cruz suíça branca na face, em torno do focinho e entre os olhos.

São animais muito inteligentes e dóceis, sendo, por este motivo, animais indicados para crianças. Gostam muito de estar na companhia de pessoas, não gostando de solidão, além de sempre estarem atentos à chegada de estranhos.

Esta raça possui muita energia e, por isso, necessitam de exercício físico diário. Embora possuam muito pelo, os mesmos não caem muito, apenas em um determinado período do ano, quando estão trocando de pelo. Não demandam muito esforço para a manutenção dos pelos, com apenas uma escovação por semana já sendo o suficiente.

Uma vez que se trata de uma raça adaptada ao frio, oriunda de uma região que não costuma ultrapassar os 25°C, quando em locais mais quentes, estes animais necessitam de cuidados adicionais, devendo ser mantidos sempre em locais arejados, com sombra e água em abundância.

Com relação a problemas de saúde, esta raça costuma apresentar uma maior incidência de neoplasias, quando em comparação com outras raças, de diferentes tipos, incluindo histiocitose maligna, mastocitoma, linfossarcoma, fibrossarcoma e osteossarcoma. Além disso, o Boiadeiro Bernês também apresenta com maior frequência disfunções músculo-esqueléticas, como artrite, displasia coxofemural e ruptura do ligamento cruzado, bem como problemas oftálmicos (atrofia progressiva da retina e catarata).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boiadeiro_de_Berna
http://www.bernese.com.br/raca.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Bernese_Mountain_Dog
http://www.canilliebebaren.com/site/racas/bernese
Foto: http://www.dogbreedinfo.com/bernesemountain.htm

Arquivado em: Cães