Bichon Havanês

O bichon havanês trata-se de uma raça canina proveniente do litoral dividido por Espanha e Itália. Todavia, por ter sido levada à região de Havana, capital de Cuba, durante a época das grandes travessias, provavelmente por capitães de navegação italianos, e também por havana ser uma das cores da pelagem desta raça, acreditava-se que o bichon havanês havia se originado em Cuba.

São animais de companhia, muito apegados aos humanos que os cria, sendo excelentes cães para crianças. Também são muito brincalhões e carinhosos, além de apresentarem alto grau de inteligência. São altamente sociáveis, tanto com pessoas estranhas quanto com outros animais. Esta raça é de fácil treinamento, pois são muito obedientes. Outra característica desta raça é a curiosidade: gostam de observar tudo o que acontece ao seu redor.

Esta raça tem uma reputação de ser de circo, provavelmente por aprenderem com muita facilidade e gostarem que fazer coisas para as pessoas, especialmente por ser obediente a quem os cria. Não é da sua natureza latir muito, embora alguns possam fugir dessa regra. Podem ser bons cães de guarda, uma vez que sempre latem quando alguém diferente aparece na casa.

Bichon Havanês. Foto: Dorottya Mathe / Shutterstock.com

Fisicamente, este cão é de pequeno porte (variando de 23 a 27 cm de altura) e forte, apresenta pernas curtas, e muitos pelos longos e macios, geralmente ondulados. A colocação da pelagem varia, podendo, raramente, ser completamente branca, além de fulvo em suas varias tonalidades, preto, marrom havana, cor de tabaco e marrom avermelhado. Podem ser observadas manchas nas cores citadas anteriormente.

O bichon havanês costuma viver bastante, além de não apresentarem sérios problemas de saúde característicos da raça. Alguns animais podem apresentar predisposição para displasia coxofemoral, atrofia progressiva da retina, olho poodle (lacrimejamento constante), catarata juvenil, luxação patelar, condrodisplasia e surdez unilateral ou bilateral.

Esta raça se adapta bem em apartamentos. O bichon havanês nasceu para viver dentro de casa, e não no pátio e nem em canil. Contudo, são animais que, por serem muito ativos, necessitam de muito exercício físico.

O primeiro exemplar da Raça chegou ao Brasil no ano de 1997, importado da Holanda pelo Star Company Kennel. Este primeiro animal foi registrado como sendo uma fêmea, de coloração creme.

Fontes:
http://www.guiaderacas.com.br/Havanes.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bichon_havan%C3%AAs
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/bichonhavanes.pdf

Arquivado em: Cães