Border Collie

Border Collie. Foto: Elayne Massaini / Shutterstock.com

Border Collie é uma raça canina de grande porte, originária da Grã-Bretanha. Descendem dos antigos cães pastores de renas, levados para a Escócia na época das invasões vikings.

Padrão Racial

São animais bem proporcionais, de silhueta suave, revelando graciosidade e equilíbrio. Sua altura varia de 40 a 52 cm, peso de 13 a 27 kg nos machos, ou 25 kg, no máximo, nas fêmeas. Quanto à pelagem, todas as cores são aceitas, mas a mais comum é a combinação de branco e o preto. Existem duas variedades de pelagens: pelo longo, com aproximadamente 8 cm de comprimento, e pelo curto, com 2,5 cm de comprimento.

Possuem orelhas de tamanho médio, eretas ou semi-eretas; olhos de formato oval, bem separados, de tamanho médio, de coloração marrom.

O pescoço é bem comprido e musculoso. O tronco possui aspecto atlético; lombo profundo e forte. Os membros possuem ossatura forte, mas sem ser pesada. A cauda é relativamente longa, de inserção baixa, composta por muito pêlo e com uma espiral para cima em direção a ponta.

Temperamento

São resistentes, ágeis e incansáveis. Necessitam de muito exercício, não deve ser mantido confinado em espaços pequenos.

Os animais dessa raça são extremamente inteligentes, atentos, facilmente adestráveis; estabelecem uma forte ligação com o dono. No livro “Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, esta raça ganhou o 1° lugar no ranking de obediência. É uma raça muito usada em práticas esportivas e também como cão de pastoreio.

Border Collie. Foto: S1001 / Shutterstock.com

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Border_Collie
http://www.suapesquisa.com/cachorros/border_collie.htm
http://www.guiaderacas.com.br/Border.shtml
http://www.saudeanimal.com.br/border_colie.htm
http://www.petplanet.co.uk/dog_breed_profile.asp?dbid=32

Arquivado em: Cães