Bulldog Francês

O Bulldog francês, também conhecido como franchies em alguns países, é um cão de pequeno porte. Seu nome indica que é de origem francesa, no entanto, os americanos e os britânicos podem ter desempenhado papéis mais importantes no desenvolvimento dessa raça.

Possui parentesco com o Bulldog da Grã-Bretanha, com os Alanos da Idade Média, com os Dogues e os pequenos Dogues franceses. É resultado de diversos cruzamentos realizados pelos criadores dos bairros populares de Paris no ano de 1880. Nesse mesmo ano e nessa mesma cidade, foi fundado o primeiro Clube da raça, que teve o primeiro registro em 1885 e o primeiro padrão foi redigido em 1898, ano no qual a Sociedade Canina Central reconheceu a raça do Bulldog Francês. Nos anos de 1931, 1932, 1948 e 1986 o padrão foi modificado.

Padrão Racial

São animais molossóides, de pequeno porte, atingindo altura máxima de 30,5 cm e peso máximo de 10 kg. São atarracados em todas as proporções, apresentando estrutura compacta e sólida. Seu pêlo é raso, cerrado, brilhante e macio, podem ser das cores: fulvo, tigrado ou não, ou com manchas limitadas; tigrados ou não com manchas médias ou predominantes.

A cabeça é muito forte, larga, em formato cubóide, caracterizada por uma retração da maxila com o crânio. A pele apresenta rugas quase simétricas. O crânio é largo, quase plano com a testa bem arqueada; o stop é profundamente acentuado; a trufa é larga, muito curta e arrebitada, apresentando narinas bem abertas, simétricas, inclinadas obliquamente para trás; o canal nasal é largo, curto, com pregas centrais simétricas que descem sobre os lábios superiores; os lábios são espessos, levemente soltos e de cor preta; os maxilares são largos, quadrados e poderosos; os dentes incisivos inferiores não podem jamais estar atrás dos superiores; os olhos possuem expressão alerta, são arredondados, ligeiramente protuberantes e escuros; as orelhas possuem tamanho médio, largas na base e arredondadas na ponta, inseridas no alto da cabeça.

O pescoço desses cães é curto e não apresenta barbela. O dorso é largo e forte; lombo curto e largo; a garupa é inclinada; o peito é cilíndrico e bem profundo, apresentando costelas em barril, bem arqueadas; o ventre é retraído sem ser esgalgado.

Os membros anteriores, quando vistos de frente , são aprumados, paralelos e bem separados, com ombros curtos e grossos, braços também curtos, cotovelos estreitamente ajustados ao corpo e antebraços curtos e bem afastados. Os membros posteriores são musculosos, moderadamente mais largos do que os anteriores, elevando assim, o trem posterior; visto por trás e de perfil, as pernas são verticais e paralelas. As patas são arredondadas, pequenas, chamadas de pés de gato, bem pousadas no solo e levemente voltadas para fora. A cauda é curta, de inserção baixa, rente às nádegas, grossa na raiz, em espiral ou quebrada naturalmente e afilada na ponta.

Temperamento

Os animais dessa raça são normalmente alegres, companheiros, calmos, curiosos e brincalhões. Também são teimosos e pouco inteligentes, apresentando relativa dificuldade de aprender truques. Como são cães de companhia, precisam sempre estar em contato com humanos. Não necessitam de muito exercício, entretanto, isso varia de cão para cão. São excelentes animais para viverem em apartamento, pois quase não latem. São muito afetuosos com as crianças, mas os exemplares da raça costumam ser agressivos entre si.

Saúde

Os Bulldogs franceses estão predispostos a diversos problemas de saúde. Dentre eles, o mais comum é o prolapso da glândula da terceira pálpebra, também conhecido como cherry-eye. Em função da protusão ocular, são muito predispostos às úlceras de córnea. Alergias alimentares também são muito comuns entre animais dessa raça.

Por apresentarem uma cara achatada, seu sistema respiratório torna-se comprometido, não permitindo que regulem eficientemente a temperatura corporal. Deste modo, não é recomendado que esses animais vivam fora de casa.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulldog_Francês
http://www.saudeanimal.com.br/artigo67.htm
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/buldoguefr.pdf
http://petmag.uol.com.br/caes/racas/buldogue-frances
http://www.kennels.co.uk/Utility/FrenchBulldog.html

Arquivado em: Cães