Bulldog Inglês

O Bulldog Inglês é um cão de pequeno porte, molossóide, originário da Grã-Bretanha e, originalmente, era um cão de rinha utilizado em brigas com touros.

Sabe-se que são oriundos do antigo Mastim de sangue asiático que, quando estabelecido na Inglaterra, tornou-se no pugnax Britannae que os romanos levaram para sua região com o intuito de combater com seus pugnaces (cães de luta).

Bulldog Inglês. Foto: Photo Spirit / Shutterstock.com

Padrão Racial

São animais compactos, atarracados, robustos, baixo, largo e possante. Pesam entre 25 kg o macho e 23 kg a fêmea. Sua pelagem é curta, de textura fina e lisa; as cores são uniformes, sendo elas: vermelho nas tonalidades fulvo, fulvo claro, rajado, com ou sem branco, ou branco puro. Pelagem na cor preta, fígado e preto e castanho são indesejáveis.

A cabeça apresenta pele solta e enrugada; a testa é chata e não ultrapassa a linha anterior do focinho. Os ossos frontais são proeminentes; quando vistos de frente, o contorno das bochechas, bem acolchoadas ultrapassa, lateralmente, o limite dos olhos; o stop é profundo; o focinho é curto, largo, arrebitado e profundo no canto distal dos olhos até a comissura da boca, apresentando rugas em sua pele; a trufa é preta; o lábio superior grosso, pendente, cobrindo inteiramente as laterais do maxilar inferior, sem cobrir na frente; seus maxilares são largos e quadrados, apresentando os seis incisivos alinhados entre os caninos; a mandíbula projeta-se à frente da maxila e se curva para cima. Os olhos desses cães são inseridos baixo, no plano da pele, arredondados, de cor bem escura, quase preta; as orelhas são de inserção alta, pequenas e finas e portadas em rosa.

O pescoço é de comprimento moderado para curto, muito grosso e forte na base. Apresenta barbelas formadas por uma grande quantidade de pele solta, grossa e enrugada na região da garganta. O tronco apresenta um leve declive em seguida da cernelha, de onde a viga vertebral se eleva até o lombo arqueado até a cauda, sendo essa característica significativa da raça. O dorso é curto, forte, largo na cernelha e mais estreito na região lombar; o peito é amplo e arredondado, de grande diâmetro e muito profundo, as costelas são bem arqueadas e voltadas para trás.

Os membros anteriores são musculosos e firmes, bem desenvolvidos e curtos quando comparados aos posteriores; os ombros são largos, com boa inclinação, musculosos; os cotovelos são baixos e bem afastados das costelas. Os membros posteriores são mais longos que os anteriores pra levantar o lombo; os joelhos são redondos e levemente abertos; os jarretes são curtos, ligeiramente angulados, retos e fortes. As patas são arredondadas e compactas. A cauda é de inserção baixa, grossa na raiz, afinando rapidamente até a ponta e portada para baixo.

Temperamento

Os animais dessa raça são calmos, não apresentam nenhum traço de agressividade e não gostam muito de se exercitarem. São muito sociáveis e dóceis, especialmente com crianças menores de 6 anos de idade. Mesmo sendo afetuoso com todos, tende a eleger alguém como dono principal.

Fontes:
http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/110.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buldogue
http://www.saudeanimal.com.br/buldogue.htm

Arquivado em: Cães