Gato Angorá Turco

Angorá  Turco é uma raça originária da Turquia, que chegou a Europa no século XIX, oferecidos por sultões turcos aos nobres da França e Inglaterra. Durante esse mesmo século, essa raça chegou a estar em perigo de extinção, sendo salva pelo jardim zoológico de Ankara que intercedeu e salvou o Angorá do desaparecimento.

A raça Angorá Turco não é reconhecida na Grã-Bretanha, onde existe a raça denominada apenas Angorá (cruzamento de Siamês e Abssínio).

Gato Angorá Turco. Foto: sunfun / Shutterstock.com

Padrão Racial

Seu pelo é longo, fino, sedoso e brilhante. A única cor reconhecida do pelo é o branco, mas existem outras cores, como: azul-creme, creme clássico rajado, creme-clássico rajado e branco, mackerel azul-rajado e tortie preto-fumaça.

Sua cabeça é comprida, apresentando orelhas grandes e pontudas, implantadas razoavelmente próximas e focinho fino. Os olhos são de cor âmbar, azuis, verdes ou de cores desiguais.

Seu corpo é longo, mas robusto e flexível, com o pescoço fino, sendo este particularmente musculoso nos machos. Os membros são de comprimento médio, com patas arredondadas e bem delimitadas.

Temperamento

São animais brincalhões e dóceis. São alegres, carinhosos e gostam de mimos, criando fortes laços afetuosos com seus donos. É muito vivo, inteligente e de movimentos ágeis, gostando de correr, brincar, subir e árvores e nadar, sendo conhecidos, por apresentar essa característica, como gato nadador.

Saúde

Necessitam de certos cuidados com o pelo, como escovação regular.
A pelagem branca juntamente com olhos azuis está associada com a surdez em gatos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_angor%C3%A1
http://www.osgatos.com.br/racas/angoraturco.html
http://www.muitosgatos.com/r-angora-turco.html
http://www.al-gharb.com/portuguese.html
http://www.estilors.com.br/pet/gatos_detail.php?gato=6
http://www.gatosefelinos.com/descricao_das_racas.htm
http://www.animalinelmondo.com/animali/gatti/357/Angora-Turco.html

Arquivado em: Gatos