Gato Bombaim

Bombaim é uma raça de gato doméstico originária dos Estados Unidos. É altamente característica, criada no ano de 1958 por Nikki Hornes, sendo resultante do cruzamento do burmês com o americano de pelo curto preto. A intenção de seu criador era gerar um gato semelhante à pantera negra em miniatura.

Foi reconhecido primeiro nos Estados Unidos, no ano de 1976, mas ainda aguarda reconhecimento pela FIFe (Federação Felina Internacional) e consequentemente em Portugal.

Gato Bombaim. Foto: Viktor Sergeevich / Shutterstock.com

Padrão Racial

São caracterizados principalmente pela uniformidade da pelagem curta e de cor negra, semelhante a veludo, que cobre da ponta do focinho até os coxins plantares.

Sua cabeça é arredondada, apresentando queixo firme e focinho curto. Desta desapontam orelhas proporcionais, médias, com pontas levemente arredondadas e voltadas para frente, o que confere a esta raça a expressão de permanente alerta. Os olhos são grandes e arredondados, expressivos e de cor intensa e luminosa, sendo que esta pode ir do dourado ao cobre.

Seu corpo é mediano, musculoso, equilibrado e sem gordura. Pesa mais do que aparenta, mas é menos pesado do que o burmês americano. O Bombaim também apresenta peito mais desenvolvido e corpo e cauda mais desenvolvidos do que o burmês. As patas são relativamente curtas, com garras pequenas e arredondadas.

Temperamento

São animais calmos, que gostam da vida em apartamentos, mesmo que tenham que dividir o ambiente com outros animais. Possuem notável inteligência, brincalhões e divertidos. São extremamente carinhosos, desde que sejam socializados de modo correto, criando laços afetivos com seus donos.

Não gostam de barulho e nem confusão, necessitando ainda de momentos só  para si, o que evidencia seu caráter tranquilo e pacífico.

Cuidados

Para manter a pelagem bonita e lustrosa, se faz necessária a escovação regular do pêlo. Além disso, como são animais muito vorazes, há a necessidade de cuidados especiais com a alimentação para que não engordem muito.

Comumente, gatos dessa raça nascem com uma deformidade crânio-facial, sendo necessário que sejam eutanasiados logo após o nascimento para que não sofram no seu curto prazo de vida, uma vez que essa deformação causa muita dor a eles.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombaim_(gato)
http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/ra%C3%A7as_gatos/gatos_enciclopedia_Bombaim.htm
http://www.saudeanimal.com.br/bombaim.htm
http://petmag.uol.com.br/gatos/racas/bombay/
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/bombaim/423
http://www.instinto.pt/site/artigo.php?AGtTZAtela9Xr1tela9Xr1=ADtTMFRn

Arquivado em: Gatos