Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça canina, de porte grande e de origem Britânica. Até 1959 acreditava-se que essa raça tinha origem de cães ensinados em um circo russo. Os primeiros exemplares da raça recebiam o nome de Yellow Retriever, devido à cor amarelada de sua pelagem, sendo posteriormente denominada Golden Retriever. A primeira criação foi iniciada na Escócia, em 1865, desenvolvida pelo Lord Tweedmouth, a partir de um retriever amarelo de pêlo longo e cacheado, chamado “Nous”, adquirido pelo Lord Tweedmouth em Brighton. Quando retornou à Escócia, o Lord efetuou cruzamentos experimentais com o Tweed Water Spaniel, Terra Nova, Setter Irlandês, diversos Spaniels, sendo os primeiros exemplares da raça com pedigrees, estabelecidos no finado do século XIX, início do século XX.

O primeiro exemplar da raça a chegar ao Brasil foi comprado de um canil da Califórnia pela Sra. Yvette Tobião. A partir daí, essa raça começou a ser criada no país em mais dois canis localizados na cidade do Rio de Janeiro, encontrado-se, atualmente, disseminada por todo o Brasil.

Padrão Racial

São animais simétricos, equilibrados, ativos, poderosos, com movimentação nivelada e expressão meiga.

Possuem pêlos lisos ou ondulados, bem franjado; o subpêlo é denso e resistente, protegendo o animal contra as intempéries. A cor pode ser qualquer tom de dourado ou creme, nem vermelho e nem mogno; alguns pêlos brancos no peito são permitidos.

Possuem cabeça balanceada, crânio largo, mas sem ser grosseiro; focinho poderoso, largo e profundo; stop bem definido; trufa preta; os olhos são de cor marrom-escuro; as orelhas de tamanho mediano, de inserção ao nível dos olhos; os maxilares são fortes, possuem mordedura perfeita.

O pescoço é bem articulado, de bom comprimento, seco e forte. O tronco é balanceado e curto; o peito é bem descido na região do esterno; as costelas possuem bom arqueamento; a altura dos machos é de 56 a 61 cm, enquanto que das fêmeas é de 51 a 56 cm. Os membros anteriores possuem boa ossatura, escápula longa, os cotovelos encontram-se bem aderentes ao corpo; os membros posteriores são fortes e musculosos, os joelhos possuem boa angulação, jarretes bem descidos; as patas são arredondadas.

A cauda se insere ao nível do dorso, chegando à altura dos jarretes, sem enroscar na ponta.

Temperamento

São animais extremamente obedientes, inteligentes, amáveis, companheiros e confiáveis. São excelentes para atividades físicas, pois estão sempre prontos para obedecer e agradar. Esta raça possui um excelente olfato, sendo muito utilizada para farejar drogas e também como cão guia de deficientes visuais.

Mesmo sendo de porte grande, podem ser criados em apartamentos, pois são animais de temperamento equilibrado.

Doenças

Possuem predisposição para algumas doenças, como:

  • Neoplasias malignas, especialmente hemangiossarcoma, seguido pelo linfoma, mastocitoma e oestosarcoma;
  • Displasia coxo-femural;
  • Cardiomiopatias;
  • Doenças de pele, como alergias;
  • Hemofilia.

Fontes:
http://www.goldenretrieverbrasil.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golden_Retriever
http://goldengarden.com.br/site/
http://www.saudeanimal.com.br/golden.htm

Arquivado em: Cães