Pointer Inglês

O Pointer Inglês é uma raça de cão, que provavelmente surgiu no final do século XIX, na França, na Itália e em outras regiões da Europa.

Como o seu nome sugere, os animais desta raça são cães de aponte por excelência. Eram muito utilizados por caçadores para localizar presas, permanecendo imóveis na forma de seta quando as encontrava.

Fisicamente, estes animais são atléticos, simetricamente bem moldados e de aparência graciosa. As principais características físicas da raça são os olhos grandes, redondos e brilhantes; as orelhas de comprimento médio, ligeiramente pontudas na extremidade, de inserção alta, que caem próximas à cabeça; e a cauda, inserida na linha da garupa, apresentando tamanho médio, grossa na raiz e que vai afinando gradativamente até a ponta.

Os machos desta raça medem entre 63 a 69 cm de altura e pesam entre 25 a 34 kg, enquanto que as fêmeas medem entre 61 a 65 cm e pesam de 20 a 30 kg.

Pointer Inglês. Foto: Jelena Safronova / Shutterstock.com

A pelagem do Pointer Inglês é curta e densa, apresentando, mais comumente, as seguintes colorações:

  • Fígado e branco;
  • Limão e branco;
  • Laranja e branco;
  • Preto e branco;
  • Unicolor;
  • Tricolor.

São cães de temperamento agradável, meigo e dóceis, muito afetuosos e leais aos seus donos. Praticamente não demonstram agressividade e podem conviver muito bem com outros animais, até mesmo de espécies diferentes, além de serem boa companhia para crianças.

Uma vez que esta raça foi criada para caçar, são animais que necessitam fazer exercícios físicos regularmente.

Com relação à saúde do Pointer Inglês, não foi registrado nenhum problema específico da raça. Contudo, alguns desordens podem aparecer mais frequentemente, como displasia coxofemural, epilepsia, alergias e prolapso da glândula da terceira pálpebra (olho de cereja).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pointer_ingl%C3%AAs
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo7/pointeringles.pdf
http://www.guiaderacas.com.br/pointer.shtml

Arquivado em: Cães