Rottweiler

Rottweiler. Foto: Olexandr Andreiko / Shutterstock.com

O Rottweiler é uma raça canina que se encontra entre as mais antigas. Sua origem é remota e existem diversas hipóteses proposta. Os Alemães afirmam que o Rottweiler é de criação exclusivamente alemã, sendo que o nome da raça tem origem no nome da cidade de Rottwei. Esses animais, hipoteticamente, são oriundos do Mastiff do Tibet.

Com o passar do tempo desenvolveu-se um excelente cão de guarda e pastoreio, que também foi utilizada como cão de tração. No ano de 1910, esta raça foi reconhecida como um cão policial.

Padrão Racial

Os animais dessa raça são robustos, possuem estrutura compacta, forte e bem proporcionada.

Os machos medem em torno de 60 a 68 cm de altura, enquanto que as fêmeas medem de 56 a 63 cm de altura.

Possuem pelagem dupla, sendo que o pêlo externo é reto, áspero, denso, de comprimento médio; o subpêlo é encontrado no pescoço e nas coxas, mas não deve ser percebido através do pêlo. A cor sempre deve ser preta com marcações que variam do ferrugem ao mogno; as bordas das marcações devem ser claramente definidas, encontrado-se localizadas um ponto acima de cada olho, nas faces como uma faixa em cada lado do focinho, na garganta, marca triangular em cada lado da ponta do externo, nos anteriores do carpo para baixo até os pés, na face interna dos posteriores descendo em frente ao joelho e alargando para a frente dos posteriores do jarrete para os pés e sob a cauda.

A cabeça é de tamanho médio, larga entre as orelhas, a linha do crânio é levemente arqueada; o stop é bem desenvolvido; o comprimento do focinho não deve ultrapassar a distância do stop ao osso occipital e as narinas são pretas; os olhos são de tamanho médio, redondos e de coloração escura; as orelhas são caídas, proporcionalmente pequenas, de formato triangular, inseridas lateralmente ao crânio, terminando ao nível do meio das bochechas.

O pescoço é musculoso, moderadamente longo; o peito é  largo e profundo, com antepeito bem desenvolvido e costelas arqueadas; o dorso é reto e firme; o lombo é curto, musculoso e profundo; a garupa é larga, de comprimento médio e levemente arredondada.

A cauda geralmente encontra-se portada na horizontal. Existem alguns animais dessa raça que nascem sem a cauda ou em tamanho reduzido. Os membros são fortemente desenvolvidos, com ossatura pesada.

Temperamento

Esta raça caracteriza-se pela coragem, resistência e agilidade. Não fazem amizade de imediato, sendo necessário conquistar a confiança desses animais. São autoconfiantes, resultando em excelentes animais de guarda que possuem uma necessidade muito forte de proteger a casa e a família. Para uma boa convivência com o Rottweiler é preciso ser aceito por ele como um líder, sendo que essa condição é alcançada por meio de um treinamento do animal desde pequeno.

Fontes:
http://www.guiaderacas.com.br/rottweiler.shtml
http://www.saudeanimal.com.br/artigo85.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rottweiler
http://www.multidogfilhotes.com.br/rottweiler/temperamento.html

Arquivado em: Cães