Schnauzer

O Schnauzer é uma raça canina de origem alemã, muito utilizada, antigamente, para acompanhar as carruagens em viagens através da Europa, correndo ao lado dos cavalos para inspecionar o caminho, latindo diante de algum perigo.

Schnauzer miniatua. Foto: Lunja / Shutterstock.com

Apareceu pela primeira vez na Alemanha, no ano de 1879, com o nome de pinscher de pêlo duro. A palavra Schnauze em alemão significa “focinho” e, era chamado assim, devido ao formato de seu crânio, longo e forte.

Esta raça divide-se em três variedades:

  • Schnauzer miniatura;
  • Schnauzer standart ou padrão;
  • Schnauzer gigante.

Schnauzer gigante. Foto: Elena Kutepova / Shutterstock.com

Padrão Racial

As características raciais das variedades são as mesmas, diferindo apenas na altura e no peso. O Schnauzer miniatura mede entre 30 a 35 cm de altura e pesa entre 4 a 8 kg (tanto os machos quanto as fêmeas), sendo o nanismo considerado um defeito; o Schnauzer standart ou padrão mede entre 45 a 50 cm de altura e pesa entre 14 a 20 kg; o Schnauzer gigante mede entre 59 a 70 cm de altura e pesa entre 32 a 45 kg.

Sua pelagem é dura e áspera, podendo ser das cores: sal e pimenta, preta, preta e prata e branca. A pelagem preta e o branca são as mais raras e seu valor comercial pode chegar ao dobro da sal e pimenta. A coloração preto e prata surge quando as duas cores originais são criadas juntas, resultando do cruzamento do sal e pimenta com o preto. A partir desse momento, a coloração prata passa a ser considerada uma variação única, de acordo com a genética.

Possuem como característica a barbicha e as sobrancelhas levemente arqueadas quase encobrindo os olhos. A cabeça é retangular, forte, alongada e diminui ligeiramente da largura das orelhas para os olhos e deste para a ponta do nariz. Os olhos são ovalados, de cor marrom escuro, apresentando expressão inteligente e alerta; as orelhas dobradas e caídas, de inserção alta em forma de “V”; possuem mordedura em tesoura.

O pescoço é moderadamente longo e bem arqueado. Apresentam ossatura quadrada e forte; o corpo e curto, apresentando costelas bem arqueadas, profundas e estendendo-se para trás encurtando o lombo e os flancos; a linha do dorso é reta e forte. A cauda possui formato de foice ou sabre.

Seus membros anteriores são retos e paralelos, separados por um grande peito; os ombros são chatos e pouco angulados. Os membros posteriores são fortes e musculosos; as coxas inclinadas e bem anguladas no joelho; o quarto traseiro nunca pode ser mais alto do que os ombros. As patas são arredondadas e compactas, com dedos arqueados e unidos, apresentando coxins plantares grossos e pretos.

Temperamento

Os animais dessa raça são muito obedientes, afetuosos, simpáticos e fáceis de adestrar. São extremamente fiéis aos donos e relacionam-se bem com crianças e com outros cães, desde que esses não invadam o seu território. Latem muito para chamar a atenção quando se sentem desprezados e também quando se sentem ameaçados. Gostam de companhia, procurando sempre estar no mesmo ambiente que seus donos.

A inteligência é uma forte característica dessa raça. São excelentes cães de trabalho, ótimos para vigia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Schnauzer
http://www.guiaderacas.com.br/schnauzer.shtml
http://www.saudeanimal.com.br/tipos13.htm

Arquivado em: Cães