Spitz Alemão

O Spitz Alemão é uma raça de cão, oriunda da Alemanha, que possui cinco variedades, de acordo com o seu tamanho:

  • Anão ou Lulu da Pomerânia, apresentando, no máximo, 22 cm de altura;
  • Pequeno, com, no máximo, 29 cm de altura;
  • Médio, que possui entre 30 a 38 cm de altura;
  • Grande, com altura entre 42 a 50 cm;
  • Gigante, possuindo altura entre 50 a 60 cm.

Esta raça descende dos cães criados para puxar trenó, originários da Islândia e da Lapônia. Acredita-se que esta raça chegou à Europa pelas mãos dos Vikings, sendo mencionado pela primeira vez na literatura alemã no ano de 1450. Ficaram populares por terem caído nas graças da realeza britânica, sendo que um dos primeiros exemplares da raça foi levado para a Inglaterra pela rainha Charlotte, esposa do rei George III. Contudo, foi com a rainha Vitória, sua neta, que esta raça ganhou destaque.

Os animais desta raça são muito carinhosos e grandes companheiros, ideal para famílias. São inteligentes, obedientes, alegres e bem dispostos. Os exemplares anões e pequenos são ideais para serem criados em locais pequenos, como apartamentos, bem como para donos relativamente sedentários. Os animais de maior porte da raça também não necessitam de muita atividade. Além disso, convivem bem com outros cães e até com animais de outras espécies, quando criados juntos desde cedo.

Quando às suas características físicas apresentam exuberante pelagem lisa (dupla), que é curta apenas nas orelhas e face anterior dos membros e patas, e uma opulenta gola em fora de juba. As colorações do pelo são diversas, incluindo preta, cinza, castanha, laranjada, branca, entre outras cores.

Por apresentarem pelagem abundante, os pelos necessitam de cuidado especial, devendo ser escovados com frequência.

Fontes:
http://www.cachorroideal.com/2010/07/spitz-alemao.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Spitz_alem%C3%A3o
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/spitz_alemao/148

Arquivado em: Cães