Suíno Hampshire

Hampshire é uma raça suína, que era conhecida como “Thin Rind” até o ano de 1904. Tem como local de origem o sul de Indiana (Estados Unidos), derivada de suínos ingleses de Hampshire, que foram introduzidos nos Estados Unidos no ano de 1825.

Quem iniciou a criação dessa raça foi o Major Joel Garnett, passando a ficar conhecida apenas em 1893, quando houve estabelecimento de seu registro. Todavia, seu melhoramento e ampliação de sua criação são mais recentes, sendo que atualmente, nos Estados Unidos, essa é a raça mais popular, criada principalmente para a produção de carne fresca.

Padrão Racial

Os animais dessa raça pesam cerca de 60 kg aos 6 meses de vida, 135 kg entre 12 a 18 meses, sendo que o peso considerado médio é entre 200 a 300 kg. Apresentam pelagem preta, com cinta branca nas cruzes e membros anteriores. Quando esta cinta é incompleta, ou atinge mais de um quarto da superfície corporal, é considerada defeito, no entanto, os defeitos que levam a desqualificação são: pés ou membros posteriores brancos, marcações brancas na região abdominal, manchas pretas na cinta branca, pelagem completamente preta ou avermelhada. A pele desses animais é fina, com pêlos de comprimento mediano, finos, lisos e bem distribuídos.

A cabeça, apesar de ser comprida na maioria das vezes, deveria ter tamanho mediano. O perfil da fronte e focinho é sub-côncavo, as ganachas são leves, secas, finas e não apresentam papada. As orelhas são de comprimento mediano, levemente inclinadas para fora e para dentro, sem serem caídas; orelhas exageradamente grandes e cabanas são um defeito considerado grave. Os olhos devem ter aspecto vivo e não devem ter pregas ao redor.

O pescoço é curto, leve, com boa conexão entre a cabeça e a patela. O corpo é comprido, forte, não sendo muito espesso (intermediário), como um suíno produtor de carne deve ser. As espáduas apresentam tamanho mediano, são bem unidas às regiões subjacentes, alinhadas com o dorso. O costado é longo e bem preenchido, e não muito alto. Os lados são dois planos que se encontram paralelos, não apresentando rugas, nem depressões. Os flancos são baixos, o ventre é cheio e firme, paralelo ao solo, apresentando tetas bem desenvolvidas nas fêmeas. A garupa tem que ser longa, com largura igual a do corpo e ligeiramente arredondada. Os pernis devem apresentar-se compridos, firmes, sem excesso de gordura, todavia, às vezes lhes faltam profundidade e espessura.

A cauda é de tamanho mediano e levemente enrolada. Os membros apresentam comprimento mediano, ossatura regular, cascos fortes, articulações firmes, quartelas praticamente direitas, arranjados em quadriláteros no solo e com bons aprumos.

Aptidões e Qualidades

O suíno Hampshire apresenta carcaça rústica e de boa qualidade. É a raça preferida dos criadores para cruzamento. São animais ativos, vigorosos, graciosos e de aspecto atraente. A aptidão que predomina é a produção de carne fresca. Sua musculatura magra, com reduzido revestimento de gordura e um presunto deficiente, não é adequada para a produção de bacon.

Com relação à prolificidade, apresenta uma média de 9 leitões por prenhez. A precocidade é excelente, apesar de não conseguir competir com outras raças maiores. Estes animais crescem com rapidez e engordam vagarosamente, o que é considerada uma vantagem para a produção de carne.

Fontes:
http://www.bichoonline.com.br/racas/suino/hampshire.htm
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Hampshire_(pig)
http://www.agais.com/telomc/b00507_carne_suinotipocarne.pdf
http://www.criareplantar.com.br/pecuaria/lerTexto.php?categoria=34&id=61

Arquivado em: Suínos