Suíno Landrace

Landrace é uma raça suína, que vem sendo aperfeiçoada pelos dinamarqueses há mais de um século, visando ideal conformação para a produção de carne magra e excelentes qualidades criatoriais. Esta meta foi alcançada através de uma persistente e racional seleção, com base em prova de descendência. Atualmente, os melhores exemplares são considerados o “tipo clássico” do produtor de carne magra.

Suíno Landrace. Foto: Zeilog (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Suíno Landrace. Foto: Zeilog (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons

Esta raça foi introduzida em outros países com o intuito de formar novas raças, e também, para melhorar as raças locais para a carne magra. Este trabalho foi intenso, até alcançar as formações ditas “puro-por-cruza”, dando origem às variedades hoje conhecidas como Landrace holandês, Landrace alemão, Landrace sueco, Landrace inglês.

O Lancrace encontra-se atualmente na 3° posição em número de reprodutores no Brasil, estando atrás apenas do Duroc e Wessex.

Padrão Racial

A pelagem dos animais dessa raça é branca, fina e sedosa, não apresentando redemoinhos ou pêlos crespos. Este último, em qualquer região do corpo, resulta em desclassificação. A pele é fina, solta, sem rugas, despigmentada, todavia, nas regiões tropicais, há a preferência por exemplares que apresentem manchas escuras.

A cabeça é comprida, larga entre as orelhas, com queixadas leves e perfil sub-côncavo. As orelhas são finas, não devem ser compridas, apresentam-se inclinadas para frente, do tipo Céltico; não devem ser grandes nem pesadas, nem eretas, pois este é considerado um grave defeito.

O corpo tem conformação perfeita para a produção de carne, bem comprido e enxuto, de espessura igual em todo o seu comprimento. O lombo e o dorso são compridos e direitos, levemente ascendentes; a garupa é alta e comprida; a cauda é de inserção alta. As espáduas são finas, leves, quase não aparecem; costados profundos, bem arqueados, sem depressões com ventre plano, apresentando no mínimo 12 tetos bem localizados.

Os membros são fortes, apresentam aprumo correto, unhas fortes, articulações e tendões elásticos. Os pernis são amplos e não apresentam rugas horizontais.

Os suínos adultos dessa raça pesam de 250 a 300 kg, sendo que entre os 6 e 7 meses de vida atingem entre 80 a 10 kg, que é o ponto de matança.

Aptidão

O Landrace é um animal prolífico, precoce, produtivo, que possuem excelentes pernis, atendendo perfeitamente ao tipo ideal de suíno tipo carne. Quando cruzado com suínos nacionais ou exóticos, melhora a carcaça, gerando bons mestiços para carne.

Fontes:
http://criareplantar.com.br/pecuaria/lerTexto.php?categoria=34&id=61
http://www.bichoonline.com.br/racas/suino/landrace.htm
http://www.agrov.com/animais/sui_cap_ovi/landrace.htm

Arquivado em: Suínos