Suíno Pietrain

Pietrain é uma raça suína, originária da Bélgica, sendo que até  o ano de 1950 era uma raça praticamente desconhecida na Europa. A partir da mudança dos hábitos alimentares da população, esses animais tornaram-se conhecidos no continente por possuírem uma menor porcentagem de gordura em sua carcaça. Desde 1970, essa raça é utilizada em programas genéticos, objetivando melhoramento da qualidade da carne, sendo que a cada ano sua participação nesses programas tem aumentado.

Padrão Racial

São caracterizados por sua pelagem branca, com manchas pretas e pela excelente massa muscular, especialmente excelentes pernis. Apresentam uma cabeça larga, perfil de formato côncavo e orelhas do tipo asiáticas, médias, grossas, dirigidas para frente, portadas horizontalmente.

Aptidão e qualidades

Esta raça apresenta temperamento tranqüilo e são muito sensíveis ao estresse.

Sua carcaça é inferior a do Landrace e seus mestiços em comprimento, cobertura de toucinho, entre outros; no entanto, apresenta um maior olho de lombo. O Pietrain possui boa precocidade, eficiência transformadora, prolificidade e qualidades criadeiras.

Fontes:
http://www.centroveterinario.com.br/suinos.asp
http://www.suinos.com.br/mostra_noticia.php?id=7022&comunidade=Curiosidade&cd=12
http://www.bichoonline.com.br/racas/suino/pietrain.htm
http://criareplantar.com.br/pecuaria/lerTexto.php?categoria=34&id=61
http://lesgastronautes.com/donnees/porc.html

Arquivado em: Suínos