Weimaraner

O Weimaraner, também conhecido como Branco de Weimar ou Fantasma Prateado, é uma raça de cães com origem contraditória, mas sendo seu país de origem considerado a Alemanha.

Existem várias teorias a respeito da origem dessa raça, mas apenas uma coisa é certa: o Weimaraner, naquela época, possuía grande parte do sangue de Cães de Guia, foi criado na corte de Weimar no primeiro terço do século XIX. No meio do século, antes de ser iniciada a raça pura, a criação estava concentrada nas mães de caçadores profissionais e de guardas florestais da Alemanha Central, especialmente nas regiões de Weimar e Thuringia. Quando acabaram os dias de cães de guia, os cães foram cruzados com os “Hühnerhund” e os criadores continuaram com esses cruzamentos.

A partir de 1890, os cães foram produzidos de acordo com os planos de criação e a raça foi considerada satisfatória para ser inscrita em um livro de registro. Antes do novo século também foi criada uma raça de Weimaraner de Pêlo Longo. Após ser registrado, o Weimaraner foi criado de forma pura, encontrando-se livre de cruzamentos com outras raças de cães.

Weimaraner. Foto: DragoNika / Shutterstock.com

Padrão Racial

São cães de porte médio-pesado, de constituição atlética e de forma harmoniosa.

Possuem pele forte, mas não muito aderida; os exemplares de pelo curto apresentam pelo mais longo e espesso do que na maioria das raças do mesmo tipo, muito denso e bem aderente, podendo ter ou não subpelo, mas quando há, é esparso. Nos exemplares de pelo longo os pelos são macios e longos, com ou sem subpelo, liso ou levemente ondulado, pelo aveludado é permitido na ponta das orelhas; no flanco o pelo mede de 3 a 5 cm, já debaixo do pescoço, no antepeito e na parte inferior do corpo, geralmente são mais longos. A cor dos pelos é cinza, nas diferentes tonalidades: prata, corça e rato; cabeça e orelha geralmente são mais claras, pequenas manchas brancas são permitidas no peito e nos dedos.

Proporcionalmente, a cabeça dos machos é mais larga do que a das fêmeas; o stop é pouco pronunciado; os olhos são arredondados, de cor âmbar claro ao escuro, de expressão inteligente e olhos dóceis e nos filhotes, é de cor azul-clara. As orelhas são longas e largas, inseridas no alto e seu comprimento chega até a altura da comissura labial.

O pescoço é musculoso, de porte nobre, quase redondo e seco. O tronco é bem proporcional e musculoso, apresentando um peito forte e bem profundo, um dorso firme, musculoso, sem ser selado, cernelha bem definida, pélvis longa e moderadamente inclinada e peito forte sem ser muito largo.

Os membros anteriores são altos, tendinosos, retos e paralelos; os posteriores são altos, fortes, bem musculosos, paralelos um ao outro. As patas são firmes e fortes e apresentam coxins plantares bem pigmentados e duros.

Temperamento

São animais afetuosos, alegres, sinceros e vivos. São animais utilizados para caça e, quando bem treinados, é extremamente fiel, não é agressivo e é muito meigo com crianças. São animais pacientes, especialmente, com as pessoas da casa. Alguns Weimaraners latem muito e escalam cercas.

Uma curiosidade dos animais dessa raça, é que eles são dotados de uma habilidade única para imitar os movimentos humanos, como abrir trincos e maçanetas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Weimaraner
http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/615.htm
http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/ra%E7as_c%E3es/caes_enciclopediaweimaraner.htm
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/weimaraner/63
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo7/weimaraner.pdf
http://www.saudeanimal.com.br/weimaraner.htm

Arquivado em: Cães