Krav Magá

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O Krav Magá, do hebreu “combate próximo/de contato”, é uma técnica de luta que visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com movimentos simples, rápidos e diretos usados para revidar situações de violência do cotidiano, dando ao cidadão comum uma forma de se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. A técnica foi desenvolvida em Israel na década de 1940 por Imi Lichtenfeld, que utilizava técnicas de brigas de rua para defender seu bairro contra grupos fascistas antissemitas em Bratislava, capital da Eslováquia. A técnica envolve golpes de luta, agarramento e diversos tipos de golpeamentos.

No fim da década, Imi Lichtenfeld decidiu começar um trabalho para ensinar a técnica que ele havia desenvolvida na Eslováquia, dando treinamentos e lições de combate, dando início ao que posteriormente seria chamado de Krav Magá. Desde então, a técnica tem sido refinada para atender tanto civis quanto militares, mas sempre seguindo a filosofia de Lichtenfeld, que focaliza na neutralização de ameaças, utilizando movimentos defensivos e ofensivos simultaneamente. Apesar de ter sua efetividade reconhecida em todo o mundo, a técnica se tornou o único estilo de luta a não ser classificado como arte marcial, não apresentando regras, tampouco competições oficiais.

Em 1948, quando o Estado de Israel foi fundado, e as Forças de Defesa de Israel foram criadas, Lichtenfeld se tornou o instrutor chefe de educação física e de Krav Magá da escola da instituição. Depois de servir por cerca de 20 anos, Lichtenfeld se aposentou do exército, mas decidiu que deveria adaptar sua técnica para defesa pessoal de civis. Posteriormente, diversas associações civis de praticantes de Krav Magá foram criadas. Lichtenfeld faleceu em janeiro de 1998, em Netanya, Israel

Um dos princípios fundamentais do Krav Magá é finalizar uma luta o mais rápido possível, e, portanto, todos os golpes são voltados para as partes mais vulneráveis e sensíveis ​​do corpo, como a face, o pescoço, a virilha, o joelho, os olhos e as articulações em geral. Como não existem regras desportivas do Krav Magá, os praticantes dessa técnica não se limitam a usar ataques que evitem ferimentos graves em seus adversários, sendo necessário o uso de equipamentos de proteção e extrema cautela durante dos treinamentos. Por exemplo, chutes na virilha durante os treinos são bem comuns, mas uma proteção deve ser usada na virilha e os alunos devem usar o bom senso no que diz respeito à segurança de seus colegas.

Os alunos aprendem a se defender contra as mais variadas formas de ataques antes de participarem de lutas com outros estudantes. Eles aprendem a responder aos ataques da maneira mais rápida e eficiente possível. Um ensinamento muito recorrente nos treinamentos é "use sempre a ferramenta mais próxima". Isto significa basicamente usar o membro mais próximo de seu atacante. Apesar de não existirem federações desportivas, algumas organizações usam o sistema de faixas coloridas, dependendo da graduação do praticante. Também não existem uniformes oficiais.

Os princípios básicos do Krav Magá incluem:

  • Contra-atacar assim que possível (ou, de preferência, atacar preventivamente);
  • Focar golpes nas áreas mais vulneráveis do corpo, incluindo olhos, mandíbula, garganta, virilha, joelho e outras articulações.
  • Neutralizar o oponente o mais rápido que for possível, atacando com uma sequência contínua de contra-ataques, e, se necessário, aleijar o oponente;
  • Ter total noção dos arredores enquanto lida com a ameaça, para conhecer rotas de fuga, mais ameaças, objetos úteis para defesa ou ataque.

O treinamento básico envolve educação aeróbica e anaeróbica. São utilizados equipamentos de proteção pessoal, além de pisos acolchoados. São usados cenários comuns ao cotidiano popular para simular situações típicas que as pessoas podem encontrar nas situações reais de ameaça. Os cenários também servem para fazer com que os alunos aprendam a ignorar as distrações que possam colocá-los em desvantagem. Os alunos também são estimulados a praticarem o reconhecimento dos ambientes, para que desenvolvam uma compreensão maior dos arredores de onde acontece o combate, aprendendo a responder de vários modos diferentes para lidar com as mais variadas situações de violência.

O Krav Magá tem crescido muito em popularidade principalmente desde os anos 1990, com muitas escolas sendo criadas em países como Reino Unido, França, Bélgica, Espanha, Alemanha e Estados Unidos, principalmente devido às associações nacionais de Krav Magá terem iniciado um intenso movimento para a promoção da técnica, além da recorrente presença desse tópico em programas de TV e videogames.

Em 1990, Kobi Lichtenstein chegou ao Brasil com o primordial objetivo de introduzir a técnica de combate na América do Sul, a pedido do seu mestre, Imi Lichtenfeld. Em 28 de Maio de 2010, durante os eventos da comemoração dos 100 anos do nascimento de nascimento de Imi Lichtenfeld, a Federação Sul Americana de Krav Magá (FSAKM) organizou, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a maior aula de defesa pessoal do mundo, com a participação de 2.212 pessoas, que receberam instruções do Mestre Kobi em um palco montado na praia. O evento foi auditado e registrado pelo Guiness World Records.

Hoje, o Krav Magá é a técnica de combate oficial das Forças de Defesa de Israel, além dos Mossad e Shin Bet. Além de divisões da SWAT e da Força Aérea dos Estados Unidos, pela Guarda Nacional da Índia e pela Polícia Metropolitana de Londres.

Fontes:
http://www.kravmaga.com.br/?id=o-krav-maga
http://esporte.hsw.uol.com.br/krav-maga.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Krav_Maga

Arquivado em: Artes Marciais
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: