Cores neutras

Graduada em Artes-Dança (Unicamp, 2018)

Publicado em 13/05/2022
Ouça este artigo:

As cores neutras, por definição, são aquelas que possuem potencial para serem discretas, isto é, intensidade e saturação baixas. Também conhecidas como cores sóbrias, elas fazem parte de paletas de cores mais básicas e têm a capacidade de serem uma moldura de destaque de tons alegres, vibrantes e chamativos.

A escala de cores neutras, em grande parte, varia entre as tonalidades do branco ao preto. Todavia, a adição de diferentes pigmentações vermelhas, azuis ou amarelas a essas cores bases variam seu sub tom, logo, ampliam a variedade de cores neutras. Dessa forma, analisando a temperatura das cores neutras, podemos perceber cores mais quentes ou mais frias, dependendo da pigmentação adicionada a elas.

A neutralidade dessas cores não necessariamente significa uma ausência de simbologia ou de sensações. Elas são opções amenas e elegantes, consideradas indutoras de reflexão, ou seja, promovem baixa energia em espaços pintados com elas.

Conteúdo deste artigo

Branco

Fisicamente falando o branco não é considerado uma cor, uma vez que ele é a soma de todas as cores. Contudo, em termos de cores materiais, o branco é sim uma cor. Apesar de ser uma cor mais opaca, ele é aquele, entre as neutras, que possui mais luz, pois é uma cor que reflete qualquer luminosidade.

É considerado a cor da verdade, do bem, da honestidade e promove sensações de frescor e amplitude onde é utilizado. Além disso, na cultura ocidental, o branco está associado à paz. Porém, na cultura oriental, é a cor do luto.

Coloquialmente existem 67 nomenclaturas de branco e seus sub tons variam de acordo com a pigmentação que é adicionada a ele. Por exemplo, branco-neve é aquele mais puro, enquanto o marfim, o champanhe, o creme e o off white tem pigmentações amareladas ou azuladas adicionadas a eles.

Preto

O preto por absorver qualquer tipo de luminosidade ao invés de refletir, é considerado uma ausência de luz ou de cor. Entretanto, ao pensar na materialidade das cores o preto é sim considerado uma cor e possui cerca de 50 tonalidades e nomes, entre eles, preto fumaça, preto carvão, preto asfalto e etc.

A cor significa drama, perigo e dor, mas também revela poder, elegância e formalidade. Segundo alguns estudos a cor preta traz muito mais credibilidade a textos impressos do que letras coloridas.

Cinza

Por ser uma cor intermediária entre o branco e o preto, o cinza pode assumir diferentes tonalidades ao se aproximar de cada um dos extremos. São reconhecidas, como cinza, mais de 65 tonalidades, entre elas, cinza chumbo, cinza mescla, cinza asfalto e sépia.

Essa é uma cor que reforça ainda mais a neutralidade e a ausência de emoções. Todavia, também está ligado à maturidade, os cabelos grisalhos são um bom exemplo dessa definição.

Ao mesmo tempo, o cinza é uma cor que pode representar tristeza, solidão e sofrimento. O cunho negativo que a cor cinza pode ter é bem exemplificado em dias nublados e cinzas que geram sensações negativas nas pessoas.

Marrom

O marrom, entre as cores neutras, é a cor mais quente. Ele está associado à natureza, ao conforto e à simplicidade. Por ser a cor que representa a terra e o solo, ele traz estabilidade e confiança.

Sua variação de tonalidade vai desde cores mais claras como o bege e o amendoim, passa por tons intermediários como o castor, até chegar em tons mais fortes como o mocha e o chocolate.

Referências Bibliográficas:

FINGERS. Cores Neutras. Disponível em: < https://finger.ind.br/blog/cores-neutras/ > Acesso em: 22 fev. 2022

FOLLOW THE COLOURS. Branco. Disponível em: < https://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/branco-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor/ > Acesso em: 22 fev. 2022

FOLLOW THE COLOURS. Preto. Disponível em: < https://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/branco-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor/ > Acesso em: 22 fev. 2022

UM COMO. Quais São as Cores Neutras. Disponível em: < https://artes.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-cores-neutras-29383.html > Acesso em: 22 fev. 2022

Arquivado em: Artes