Miniaturismo

Graduada em Artes-Dança (Unicamp, 2018)

Ouça este artigo:

A Arte em Miniatura ou o Miniaturismo é um estilo artístico que consiste na elaboração de obras de arte em tamanho menor e escala reduzida. O termo é abrangente para qualquer obra de arte produzida dentro desses critérios, porém é na pintura e na escultura que o Miniaturismo tem destaque.

Histórico

Cerca de 200 d.C já é possível ver indícios da Arte em Miniatura. Embora não estava consolidada como uma corrente artística, muitos artistas de diferentes lugares do planeta já partilhavam dessa técnica. Assim, somente no início do século 16 é que houve o seu reconhecimento como Arte e sua popularização.

Teve seu auge ao longo dos próximos dois séculos, quando, no século 18, viu o seu declínio com o desenvolvimento das minis fotografias em preto e branco. Foi no século seguinte, que essa arte viu novamente a sua ascensão. O artista Alyn Williams criou, em 1896, na Inglaterra, a Sociedade dos Miniaturistas e isso colaborou para o renascimento do Miniaturismo.

No século 21, mais especificamente em 2007, Wes Siegrist cria a Associação dos Artistas de Miniatura (The Association of Miniature Artists - AMA) que se torna referência quanto às definições e critérios associados ao Miniaturismo.

Pintura

No ocidente, a pintura em miniatura tem o seu reconhecimento no Renascimento a partir das iluminuras, isto é, pinturas ilustrativas e decorativas de manuscritos e pergaminhos. Ao longo do tempo ela se desenvolve e passa a abarcar também os minis retratos.

Muitas pessoas utilizavam essas pinturas para adereço pessoal, tal como uma joia. Também mantinham os retratos para não esquecerem da pessoa amada, ou para demonstrarem algum tipo de fidelidade política à pessoa retratada.

É considerada uma pintura miniatura aquela que possui de 3 a 25 cm de tamanho. Os materiais são variados, tanto em relação ao pigmento quanto à onde se pinta.

No início, utilizava-se a tinta guache, aquarela e a tinta à óleo para pintar na pele de animais, no marfim ou até mesmo em uma carta de baralho. Depois, os materiais foram se diversificando ainda mais, agregando o ouro, a prata e pigmentos naturais que coloriam o papel machê, tecidos, paredes e cerâmicas.

Escultura

As minis esculturas sempre estiveram presentes ao longo da história e, assim como a pintura, também serviam como um símbolo de fidelidade à pessoa amada que estava distante ou à um líder político, por exemplo. Também aparecem como um símbolo religioso, sejam santos, orixás, imagens sagradas.

Os materiais também acompanham o curso da história, utilizando a madeira, o mármore, o ouro, o bronze, a argila, o vidro, o plástico, o metal, entre muitos outros.

Artistas

Nicholas Hilliard ficou conhecido por pintar retratos em miniaturas para a corte europeia, principalmente a inglesa, ao retratar a Rainha Elizabeth I por mais de trinta anos. Sua principal característica era o miniquadro no formato oval.

Rosalba Carriera é um nome extremamente importante para a pintura em miniatura. A artista introduziu o uso do marfim como base para seus quadros. Isso trazia um efeito luminoso para a obra até então não alcançado.

Jon Almeda é um artista da atualidade focado na criação de vasos de cerâmica em miniatura. Ele é especialista na técnica a ponto de criar suas próprias misturas de argila e suas próprias ferramentas para trabalhar em uma escala menor.

Anja Markiewicz é uma artista alemã que trabalha com o nano origami, ou seja, origami em miniatura que esculturas de papel. Markiewick tem domínio total sobre a arte demonstrando isso nas esculturas que por vezes tem apenas milímetros de altura.

Willard Wigan é um escultor britânico que faz uma arte microscópica. Suas esculturas são feitas no buraco de uma agulha ou na cabeça de um alfinete. De tão pequenas que são, apenas com o uso de um microscópio é possível vê-las.

Referência Bibliográfica

ART OF WILD LIFE. Miniature Art History. Disponível em: <https://www.artofwildlife.com/miniature_art_history.html>. Acesso em: 10 jan. 2022.

DESIGN MANTIC. 25 Artists Creating Mesmerizing Miniature Art – It’s A Small World! Disponível em: <https://www.designmantic.com/blog/25-artists-creating-miniuature-art/>. Acesso em: 10 jan. 2022.

TATE. Miniature. Disponível em: <https://www.tate.org.uk/art/art-terms/m/miniature>. Acesso em: 10 jan. 2022.

VISUAL ARTS CORK. Miniature Paiting. Disponível em: <http://www.visual-arts-cork.com/history-of-art/miniature-painting.htm>. Acesso em: 10 jan. 2022.

Arquivado em: Artes