Principais pintoras brasileiras

Graduada em Artes-Dança (Unicamp, 2018)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Quando se fala sobre pintoras brasileiras alguns nomes facilmente vem à tona, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti por exemplo. Certamente o reconhecimento dessas artistas é fruto de seu magnífico trabalho. Todavia, há outras grandes mulheres que compõe a história da pintura no Brasil, elas são Georgina de Albuquerque e Maria Auxiliadora.

Georgina de Albuquerque

Georgina de Albuquerque é uma pintora, professora e desenhista do século XX especialista em retratos, figuras e paisagens. Sua sensibilidade artística, a segurança de seus desenhos aliados a uma altíssima qualidade estética a permitiu estabelecer-se como uma notável artista.

Assim como a maioria dos grandes artistas brasileiros, Georgina teve a oportunidade de passar uma temporada na Europa. Lá aprimorou e conheceu novas técnicas para retornar, ao Brasil consolidar seu nome como artista.

Retrato de Georgina de Albuquerque, por Lucílio de Albuquerque (1907)

Na primeira fase da artista, suas raízes eram claramente impressionistas. A paleta de cores claras e suaves associadas a uma preocupação com a luminosidade não negam. Além disso, o nu, o retrato e a paisagem foram temáticas recorrentes nesse período. Algumas obras como “Raio de Sol” e “Dia de Verão” (1920) ilustram essa fase da artista.

A partir de 1920, a leveza e clareza de suas obras dão lugar a cores mais sóbrias e opacas. Ademais, a temática de Georgina passa a ser a vida popular do brasileiro. Destaca-se “Duas Roceiras” e “No Cafezal” (1930) como obras relevantes desse período.

A pintura histórica até 1922 era exclusivamente feita por homens. Contudo, neste ano Georgina é convidada para elaborar uma obra em comemoração ao centenário da independência do Brasil. Diferente da perspectiva masculina que retrata eventos históricos triunfais, a artista elaborou o quadro “Sessão do Conselho de Estado que decidiu a Independência” (1922), o qual a figura principal é a Princesa Leopoldina.

Maria Auxiliadora

Vinda de uma família de artistas de origem humilde e de descendentes de escravizados, Maria Auxiliadora se torna referência para a cultura brasileira. O não acesso a escolas de arte a tornam uma artista autodidata e livre de padrões estéticos. Características essas, que são refletidas em sua pintura inovadora com técnicas diferenciadas.

A trajetória de Maria Auxiliadora a leva das exposições em praças públicas e feiras de arte a galerias e museus. Além disso, suas obras retratam o cotidiano da artista e sua cultura, perpassando por diversos temas afro-brasileiros e o protagonismo de pessoas negras. Algumas obras de destaque são: “Capoeira” (1970), “Mobral” (1971) e “Candomblém Verde” (1972).

Algumas características são marcantes na obra da artista. Acompanhe:

  • Quadros que trazem a intensidade do ser humano, seja na temática do romance a partir do uso de cenas de flerte, casamentos e encontros. Ou até mesmo em cenas que enfatizam a tristeza e o choro, como no quadro “Autorretrato com Anjos” (1972).
  • Uso recorrente de cores fortes como o azul, o amarelo, o verde e o vermelho.
  • Presença da linguagem escrita em seus quadros. Por exemplo, a obra “Três Mulheres” (1972) que possui balão de fala.
  • Como técnicas inovadoras destaca-se a representação do bordado simulando um tecido como é visto em “Velório da Noiva” (1974) e o trabalho com o volume. Para isso a artista utilizava massa acrílica ou uma mistura da tinta com alguns fios do seu cabelo. Essa técnica pode ser observada na obra “Segurando os Seios” (1974).

Referências Bibliográficas:

ÉPOCA. Maria Auxiliadora: uma pintora brasileira. Disponível em: <https://epoca.oglobo.globo.com/cultura/noticia/2018/03/maria-auxiliadora-uma-pintora-brasileira.html>. Acesso em: 18 jan. 2022.

GEORGINA de Albuquerque. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21325/georgina-de-albuquerque . Acesso em: 18 janeiro de 2022. Verbete da Enciclopédia.

MARIA AUXILIADORA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8785/maria-auxiliadora . Acesso em: 18 janeiro de 2022. Verbete da Enciclopédia.

OBVIOUS. Resgate de Memória: Quem Foi Georgina de Albuquerque. Disponível em: <http://obviousmag.org/coisas_de_dri/2015/resgate-de-memoria-quem-foi-georgina-de-albuquerque.html>. Acesso em: 16 jan. 2022.

Arquivado em: Artes, Sem Categoria
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: