Tailândia

O Reino da Tailândia (Ratcha Anachak Thai, em tailandês) é um país independente localizado a sudeste da Ásia, cuja capital é Bangkok. Sua área total é de cerca de 513,115 km², um pouco menor que o estado de Minas Gerais. A população do país é de cerca de 69,5 milhões, na maioria seguidores do budismo. A língua oficial é o tailandês, e a moeda corrente é o baht. A Tailândia possui fronteiras com a Birmânia ao norte e oeste; com o Laos, a norte e a leste; com o Vietnã a leste e sudeste; com o Golfo da Tailândia e Malásia ao sul e o mar de Andaman a oeste.

Por volta de 4000 a.C., a área da atual Tailândia recebe ocupação humana, iniciada por malaios, seguidos dos mon, khmer e finalmente do povo tai. Segundo a tradição, em 1238, chefes tais depuseram seus senhores khmer em Sukhothai e estabeleceram um reino tailandês, Ayutthaya. Depois de mais de 400 anos de poder, em 1767, o reino foi derrubado por exércitos invasores birmaneses e sua capital foi queimada. Em 1833, os Estados Unidos iniciam um intercâmbio diplomático com Sião (nome utilizado para o país até 1938). No entanto, foi nos reinados de Rama IV (1851-1868), e seu filho Rama V (1868-1910), que a Tailândia estabeleceu aproximação com as potências ocidentais. Os tailandeses acreditam que as habilidades diplomáticas destes monarcas, combinadas com as reformas de modernização do governo que fizeram da Tailândia o único país do sul e sudeste asiático a evitar a colonização europeia.

Em 1932, um golpe de estado transforma a monarquia de absoluta para constitucional. Embora nominalmente uma democracia com uma monarquia constitucional, o país é governado por uma série de governos militares intercalados com breves períodos de democracia. Durante a Segunda Guerra Mundial a Tailândia é ocupada por forças japonesas até a derrota destes, em 1945.

Os militares continuarão exercendo o poder, com um breve período de governo democrático entre 1973 e 1976. Em 1991, ocorre o 17o. golpe militar no país desde 1932. Em 1997, a Tailândia será o epicentro de uma devastadora crise financeira, que mudará muito da economia e da política do sudeste asiático. Atualmente, o país segue experimentando grande tensão devido à disputa entre civis e militares no cenário político, marcado pelos constantes golpes. O personagem principal da atual cena politica tailandesa é o policial que virou magnata Thaksin Shinawatra, responsável por transformar a política tailandesa, mas que foi deposto em um dos muitos golpes militares ocorridos no país. Além da turbulência doméstica, o país esteve às voltas com uma velha questão de limites com o Camboja, envolvendo o templo de Preah Vihear, em 2008, num episódio onde tropas dos dois países quase entraram em choque.

Bibliografia:
Thailand profile (em inglês). Disponível em: < http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-15641745 >. Acesso em: 08 out. 2012.
Thailand (em inglês). Disponível em: < http://www.state.gov/outofdate/bgn/thailand/195237.htm >. Acesso em: 08 out. 2012.
Mapa: http://www.visit-thailand.info/information/map-of-thailand.htm

Arquivado em: Ásia