Lançamento de Dardo

Por Thais Pacievitch
Categorias: Atletismo
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Lançamento de dardo é uma modalidade do atletismo na qual o atleta lança um dardo tentando alcançar a maior distância possível. Esse dardo tem forma de lança, e pode ser feito de fibra de vidro, de metal ou fibra de carbono. O peso e o comprimento do dardo pode ser:

Homem - dardo de 2,7 m, com peso 800 gramas.
Mulher - dardo de 2,3 m, com peso de 600 gramas.

O lançamento acontece após algumas ações como a corrida de aproximação do atleta, na qual a aceleração deve ser progressiva e retilínea, alcançando dessa forma, uma velocidade considerável. Esse percurso varia entre 7 a 13 passos. Até então, o dardo é carregado à altura da testa.

Ao atingir a marca intermediária, inicia-se a corrida preparatória, que é o momento de preparação do lançamento. O atleta posiciona, gradativamente, o dardo para atrás da linha dos ombros. Quando alcança a marca inclina o tronco para trás para em seguida impeli-lo para frente, fazendo um giro rápido para que o dardo seja lançado em uma angulação entre 30 e 45 graus do solo. A velocidade do dardo nesse momento é de aproximadamente 100 km/h.

O atleta é desclassificado caso ultrapasse a marca da zona de lançamento, mesmo depois do arremesso. O dardo deve tocar no solo pela ponta dianteira.

O lançamento de dardo pode ter origem ainda na pré-história, seja como instrumento de caça, seja como arma para luta. Como esporte, já era praticado nos Jogos Olimpicos da Grécia Antiga. Em 1906 passou a fazer parte do quadro olímpico nos Jogos de Atenas. Nesse ano, o sueco Eric Kleinning atingiu a melhor marca com um lançamento à 53,89 m.
Setenta anos depois da primeira marca oficial, e após inúmeras quebras de recorde, o húngaro M. Nemeth, obteve a notável marca de 94,58 m., no ano de 1976. A partir daí, passou-se a discutir a questão da segurança e a viabilidade do esporte, já que os grandes lançamentos estavam aumentando a demanda de espaço. A solução encontrada foi a “confecção” de um dardo com aerodinâmica desenhada especificamente para possibilitar uma descida mais rápida do dardo, alcançando, dessa forma, uma distância menor em comparação ao antigo.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!