Aviário

O dicionário Michaelis (on line), dá as seguintes definições para a palavra aviário: “1 Concernente às aves. 2 Geol Diz-se do período em que apareceram as aves. sm 1 Viveiro de aves. 2 Lugar onde se criam aves. 3 Estabelecimento em que se vendem aves raras e domésticas.” Já no dicionário Aurélio (2001, p. 79), aviário é definido simplesmente como: “estabelecimento onde se vendem aves”.

No cotidiano, as pessoas chamam de aviário o comércio no qual são vendidos, além das aves, os produtos específicos para as aves, como alimentos, suplementos, medicamentos e acessórios.

Também são chamados de aviários os grandes recintos nos quais as aves podem ficar em cativeiro. São como gaiolas gigantes, nas quais as aves conseguem voar curtas distâncias.

Grandes aviários podem ter vegetação, como uma tentativa de simular o ambiente natural das aves. São comumente encontrados em zoológicos. São exemplos de grandes aviários em Zoológicos: Zoo de Londres, Zoo de Washington, Zoo de San Diego e Zoo de St. Louis, sendo que nesse último encontra-se um dos maiores aviários do mundo. Curiosamente, o Zoologico de St. Louis foi criado em 1910, motivado pelo sucesso do aviário, construído em 1904. Existem ainda aviários não estabelecido em zoológicos. Em Pittsburgh (EUA) existe o Aviário Nacional, e em Cingapura foi inaugurado em 1971, o Jurong Bird Park, maior parque de aves do mundo.

Os pequenos aviários, ou aviários caseiros são chamados também de viveiros. Podem ser suspensos ou terrestres. Os aviários suspensos são fixados ao solo por “pernas”, ou seja, sua base fica suspensa no ar, enquanto os aviários terrestres são construídos sob uma base concreta, com o objetivo de proteger o interior da invasão de animais nocivos, como ratos. Os aviários são construídos de materiais como PVC, armações metálicas ou mesmo de madeira.

Referências

AVIÁRIO. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A1rio Acesso em 08 dez. 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda. Mini Aurélio: o mini dicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MICHAELIS, Dicionário on line. Disponível em:  http://michaelis.uol.com.br/  Acesso em 08 dez. 2010.

Arquivado em: Aves