Absalão

Absalão foi um dos filhos do rei Davi, e seu nome significa "meu pai é paz". Sua história está relatada na bíblia. Consta que ele era belo, de aparência notável, e ágil de rebeldia tentando pegar o trono de seu pai.

Ele era irmão de Tamar e Amnom. Este último enganou a própria irmã (por parte de pai), por estar enlouquecido de paixão por ela, fingiu-se doente, atraindo-a para seu quarto pedindo que levasse um bolo e a violentou. Naquele tempo não havia proibição de casamento entre meio irmãos, e apesar de sentir-se humilhada e sofrida, ela ainda pediu que ele se casasse com ela, a fim de reparar o erro que ele cometera e diminuir seu constrangimento. Pedido que Amnom recusou.

Tamar contou o que aconteceu a seu irmão Absalão, que esperou a oportunidade propícia para matar Amnon. Essa oportunidade ocorreu dois anos depois da violência, durante a festa da tosquia das ovelhas numa região próxima a Efraim. Durante a festa, onde os convidados estavam distraídos, homens que serviam a Absalão o mataram. Logoem seguida Absalãofoi viver com seu avô. Apesar de abatido, Davi continuava a amar Absalão e após cerca de três anos de “negociações” entre ele (Absalão) e Joabe (um servo de confiança do rei Davi, lider dos soldados), houve uma reaproximação entre pai e filho.

Além de matar Amnon com o objetivo de honrar sua irmã, Absalão deu o nome dela a uma de suas filhas (Não há muitas informações sobre ela na bíblia, apenas que era elegante e bonita).

Tendo voltado a Jerusalém, Absalão passou a cobiçar o trono do seu pai, afinal de contas seu irmão mais velho estava morto, e apesar de ter mais irmãos por parte de Davi, somente ele tinha uma mãe também descendente de uma família real. Embora Absalão tivesse a convicção que assumiria o trono, Davi escolheu um filho mais jovem, Salomão para sucedê-lo no trono. Absalão ainda influenciou algumas pessoas para que o apoiassem, dizendo ser melhor que seu pai.

Com apoio de parte do povo, Absalão saiu de Jerusalém, e se declarou rei em Hebrom. Com isso, o rei Davi também saiu de Jerusalém e foi para Maanaim (que fica do lado oposto do rio Jordão) a fim de resistir ao golpe e planejar uma superação. Sabendo que seu pai saira de Jerusalém, Absalão voltou para o local, e assumiu o trono sem grandes dificuldades. Neste conflito entre as partes, Joabe usou uma estratégia de combate onde atraía o adversário para o bosque e o cercava. Foi o que aconteceu. Muitos dos soldados de Absalão fugiram, mas ao tentar fugir, sua cabeça ficou presa na vegetação, e Joabe o matou.

Contudo, o rei Davi o amava, havia pedido para que não o matassem, e a notícia da morte de seu filho o causou grande tristeza.

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia