Efésios

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas"(Ef 2, 8:10)

Durante sua terceira viagem missionária, o apóstolo Paulo passou quase três anos na cidade de Éfeso, cidade que veio a ser um importante pólo do trabalho cristão na província romana da Ásia, numa região pertencente a Turquia. A epístola aos Efésios foi escrita  por Paulo, durante sua primeira prisão em Roma, datada entre 60 e 63 DC.
A maior parte das recomendações do apóstolo refere-se à posição da igreja em relação a Cristo. Ao final dos seis capítulos, há um destaque sobre a luta dos santos, um incentivo a compreensão de que na condição de seguidores de Cristo, todos deveriam compreender que Deus possui toda autoridade para manifestar sua presença entre os crentes"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo"(Ef 1:3).

Em seguida, o autor alerta para a doutrina, os fundamentos dos propósitos de Deus para toda a humanidade, onde a existência e caminhada devem manter a atenção de cada indivíduo voltada para a palavra do Senhor, para os ensinamentos de Jesus. Dessa forma, todo o povo de Deus não se deixaria influenciar por quaisquer doutrinas de origem duvidosa, que não provém de Deus e não reconhecem a Cristo como Senhor e Salvador "há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos"(Ef 4,4:6).

Ao longo das passagens identificamos que os primeiros capítulos falam dos feitos de Deus e seus princípios, em seguida, falam sobre as vivências do povo de Deus naquele momento, para ao final apresentar considerações a respeito da luta diária do cristão, um convite ao amadurecimento da igreja "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Ef 6,10:11) e “Irai-vos e não pequeis, não se põe o sol sobre vossa ira” (Ef 4:26)

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia