Eliseu

Eliseu foi um dos profetas citados no Velho Testamento, sua história está relatada na bíblia, mais precisamente no livro de II Reis. Ele viva no vale próximo ao Rio Jordão, era filho de Safat e foi sucessor de Elias.

(Elias foi um profeta conhecido por ter realizado grandes feitos em nome do Senhor, entre eles desceu fogo do céu, choveu, tornou a viver o filho de uma viúva, e entre outros, ele foi arrebatado em uma carruagem de fogo. Além disso ele teria aparecido junto a Moisés durante a transfiguração de Jesus).

Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo e, antes que fosse arrebatado em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu a Elias uma "porção dobrada do espírito de Elias" como vontade de sucedê-lo na obra do Senhor. E foi lhe dada uma porção dupla da sua unção assim que Elias lançou sobre ele seu manto oficial.

Muitas foram as obras deste profeta com a capa de Elias. Entre elas: ele abriu as águas do Jordão; multiplicou o azeite de uma viúva que temia que seus dois filhos fossem levados como escravos por causa de dívidas deixadas pelo falecido marido; ele também profetizou o nascimento do filho de uma mulher sunamita e, anos depois quando o menino teve uma forte dor de cabeça e morreu, Eliseu deitou sobre ele, orou, e o trouxe de volta à vida; foi usado pelo Senhor para curar Naamã da lepra pedindo a ele que mergulhasse sete vezes no rio Jordão; profetizou vitória sobre os moabitas e previu planos de  inimigos do rei; alimentou multidão; e até mesmo depois que morreu, um outro corpo morto foi colocado em sua sepultura, e assim que este corpo encostou nos ossos do profeta tornou a vida.

Uma passagem marcante da história de Eliseu, ocorre quando ele adoece e convida um outro profeta para visitá-lo chamado Jeoás (filho de Jeoacaz e neto de Jeú), e mesmo enfermo profetizou sobre a vitória contra os sírios. Eliseu sofreu uma enfermidade de morte pois era um homem, tinha o seu lado humano, e isso não ofuscou a grandiosidade do Deus que ele servia e as honras e glórias ao Senhor pelas suas obras.

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.

Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

http://www.atendanarocha.com/2009/09/o-profeta-eliseu-e-provisao-no-vale.html

Arquivado em: Bíblia