I e II Crônicas

Os dois livros de Crônicas é uma espécie de reforço dos livros de Samuel e Reis, pois traz acontecimentos que foram relatados neles, sobretudo, traz outros detalhes, um segundo ponto de vista.

I Crônicas

“São estes os que vieram a Davi, a Ziclague, quando fugitivo de Saul, filho de Quis; e eram dos valentes que o ajudavam na guerra” (I Cr 12:1)

 A boa nova deste livro é mostrar ao longo de 29 capítulos, que embora estivessem fragilizados pela perda que sofreram em Jerusalém para o rei Nabucodonosor, as promessas de Deus se cumpririam. Ainda que seu povo tivesse sido infiel, o Senhor é fiel para cumprir as suas promessas, e mostra isso sobretudo para os fiéis que viviamem Judá. Alémda genealogia de Adão até Davi, estão relatadas as conquistas de Davi e seu filho Salomão. O livro conta as reformas promovidas por Josafá, Ezequias, e Josias, e ainda, sobre a grande parte do povo ter continuado fiel a Deus. Além destes reconta a morte de Saul, os problemas e conquistas enfrentados por Davi e a preparação para a reconstrução do templo (até nos dias atuais conhecido como “Templo de Salomão”).

II Crônicas

“Assim Salomão acabou a casa do Senhor e a casa do rei, tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do Senhor, e na sua casa, prosperamente o efetuou” (II Cr 7:11)  

 Esta que é a continuação do I Crônicas traz mais informações sobre o reinado de Salomão em Israel e em Judá, a visita da rainha de Sabá ao reinado dele, e a divisão em dois reinos após a morte de Salomão.  Ao longo de 36 capítulos, o livro termina com o decreto do rei Ciro, que reinava sobre a Pérsia. Foi ele que permitiu que os judeus voltassem para Jerusalém e reconstruíssem o templo.

Uma das passagens de grande destaque pelo no meio cristão,  faz referencia a aliança do Senhor com Salomão, quando o Senhor diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (II Cr 7:14)      

Reis que fizeram parte da história descrita neste livro: Asa, Josafá, Jeroão, Acazias, Joás, Atalia, Zacarias, Amazias, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias. Fizeram parte também os levitas que purificaram o templo, Manassés, Amom e Josias.

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia