I e II Samuel

I Samuel

Samuel foi o último dos juízes, Saul foi o primeiro rei de Israel e Davi o segundo. O livro de I Samuel conta a história de transição do período dos juizes para o período dos reis.

 Após um longo período de clamor e oração para que tivesse filhos, a ponto do marido achar que estivesse embriagada, Ana, mãe de Samuel orou assim que soube que esperava o menino: “Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada”. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação. Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus. Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens. O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força. Os que tinham muito, agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos, agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor. O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata. O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo. Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece. Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido". 1 Samuel 2:1-10

No início, o povo não entendeu bem o que era ter um rei, já que Deus era o verdadeiro rei deles. Num segundo momento desta fase de transição, houve o entendimento que fora a pedido do próprio povo que o Senhor havia levantado um rei, e que este estaria também debaixo da autoridade Dele.   Este livro traz detalhes sobre a vida de juiz levada por Samuel, e o inicio do reinado de Saul até a sua morte e de seus filhos.

II Samuel

Por sua vez o II livro de Samuel detalha o inicio do reinado de Davi, que derrotou um gigante nas lutas entre os pretendentes ao trono de Jerusalém. Ele era um homem de profunda devoção a Deus e que conquistou a lealdade de seu povo. O livro não poupa nem mesmo seus pecados, e assim que o profeta Natã os apontou, Davi aceitou a correção da parte de Deus, e ainda obteve vitória num período de guerra civil. Também neste livro, é mencionado o transporte da Arca da Aliança. Ao conquistar Jerusalém ela se torna o centro do poder político na região, e mesmo após o fim do reinado de Davi, o povo continuou na expectativa do messias que viria cumprir o perdão dos pecados e iniciar uma sociedade fraterna e justa, reinado de Deus na terra. E já no novo testamento é feita uma referencia a isto quando um cego clama em meio a multidão: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim” (Lc 18:38)

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia