Josué

“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js1: 9)  

O sexto livro da Bíblia relata ao longo de 24 capítulos, a história de como os israelitas conquistaram a terra de Canaã e passaram a morar nela. E Josué foi responsável por comandar a conquista da terra, tendo sucedido Moisés como líder do povo de Deus.

Ao nascer, Josué recebeu o nome de Oseias (hebr. Hishea, “salvação”; Nm 13.8), mas Moisés o chamou de Josué (hebr. Yehoshua, “o Senhor salva”; Nm 13.16). Mesmo com indícios de que algumas partes do livro tenham sido escritas depois da morte de Josué, ainda assim, a tradição o identifica como principal autor da obra. E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

Além da conquista de Canaã, neste livro estão detalhadas a divisão da terra entre as doze tribos de Israel, entre elas as terras a oeste e leste do Rio Jordão, as cidades de refúgio, as cidades dos levitas, e as últimas palavras de Josué e renovação da aliança.

Além do fato do Senhor ter "parado o Sol" em resposta a uma oração de Josué, uma passagem frequentemente lembrada pelos cristãos refere-se a queda das muralhas de Jericó, após a persistência do povo a dar voltas marchando em volta da cidade. Ocorreu que após a sexta volta, sob o comendo de Josué, deram uma brado (ou seja, um grito de fé) e as muralhas caíram.  “Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo, o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu a cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram” (Js 6:20).

Antes de falecer aos cento e dez anos de idade, Josué ainda fez orientações ao povo acerca da renovação da aliança, “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15)

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia