Mefibosete

Mefibosete era filho de Jônatas (grande amigo de Davi) e neto do rei Saul. Ele era deficiente físico e foi  levado ainda pequeno para uma cidade chamada Lo-Debar. Um lugar de miséria, sem pasto e de sequidão. Os moradores da cidade eram em sua maioria doente e muito pobre.

O avô de Mefibosete perseguiu Davi por inveja e queria matá-lo. Saul foi um rei que o Senhor escolheu porque o povo não podia ficar sem um líder. No início ele era um homem simples que reagiu timidamente quando anunciaram publicamente que ele seria ungido para governar. Com o tempo, ficou cheio de si, e perdeu o temor que tinha pelo Senhor agindo na desobediência. Por isso, quando Deus ordenou que exterminasse os amalequitas (nação inimiga de Israel), o rei Saul os atacou, mas poupou o rei e seus melhores animais, desobedecendo a Deus. Além disso, Saul chegou a erguer um monumento em sua própria homenagem. Ele também recusou a correção por parte do profeta Samuel e dessa forma, o Senhor se afastou dele e deu lugar a um espírito mal.

O pai de Mefibosete não agiu conforme o seu avô. Jônatas era justo e amava Davi com a si mesmo. E apesar de ser um filho obediente ao seu pai, tomou partido de Davi a fim de ajudá-lo. E fez com ele uma aliança, e sondava seu pai sobre suas intenções que tinha com seu amigo (foragido). Ao descobrir que Jônatas o ajudava, o rei Saul ficou irado. Ainda assim Jônatas não entregou onde ele estava. Depois disso, Jônatas foi até Davi, e o ajudou novamente a fugir.

Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque. Ela caiu, o que gerou nele a lesão. Apesar da deficiência, ele recebeu a bênção de ter sido o único dos sete descendentes de Saul que não foi enforcado. Isso, por causa da aliança entre Jônatas e Davi, que se ajudariam mutuamente, servindo ao mesmo Deus, e suas descendências seriam prósperas.

Apesar de não ter convido com Davi, ele foi chamado por ele quando tornou-se rei. Davi havia pedido ao seu funcionario Ziba para checar se havia algum descentende de Jônatas. Descobriu que tinha um filho, o Mefibosete. O rei Davi o chamou e deu-lhe os pertences que um dia foram de sua família Saul e de Jônatas. E Mefibosete passou a viver com honra, no reinado de Davi, por amor do seu pai Jônatas.

Bibliografia:
http://escatologiacrista.blogspot.com.br/2009/11/licoes-extraidas-da-historia-de.html
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia