Natanael

 "Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (Jo 1:47)

Natanael é um dos nomes encontrados na bíblia. Era um nome muito comum e está presente em quatro livros das escrituras sagradas: Números, Crônicas, Neemias e João. Algumas dessas citações estão mencionadas abaixo.

“De Issacar, Natanael, filho de Zuar” (Nm 1:8)

“Natanael, o quarto, Radai, o quinto” (1 Cr 2:14)

“De Hilquias, Hasabias; de Jedaías, Natanael” (Ne 12:21)

“E Semaías, filho de Natanael, o escrivão dentre os levitas, os registrou perante o rei, e os príncipes, e Zadoque, o sacerdote, e Aimeleque, filho de Abiatar, e os chefes dos pais entre os sacerdotes, e entre os levitas; dentre as casas dos pais tomou-se uma para Eleazar, e outra para Itamar” (1 Cr 24:6)

No livro de João há um relato que Jesus quis ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse a ele: “Segue-me”. Filipe era de Betsaida, mesma cidade de André e de Pedro. E Filipe encontrou  Natanael, e disse a ele: “Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”. Como resposta Natanael perguntou se poderia vir alguma coisa boa de Nazaré. E foi incentivado por Filipe a ir com ele, e ver Jesus de perto.

Consta que Jesus viu Natanael vir ter com ele, e afirmou “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Natanael perguntou de onde Jesus o conhecia, e o próprio Jesus disse que antes que Filipe o trouxesse, Jesus o viu, estando ele (Natanael) debaixo da figueira. Após essa afirmativa Natanael reconheceu que ele estava diante do Messias, como de fato havia dito Filipe. E se dirigiu a jesus dizendo “Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel”.

De acordo com as escrituras Jesus respondeu a afirmação de Natanael dizendo “Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás”. E disse ainda que, na verdade Ele dizia que daqui em diante veriam o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

O nome de Natanael é lembrado entre os cristãos como alguém que teve o privilégio de ter um encontro com Jesus, e antes mesmo que o conhecesse, já era visto e conhecido por ele.

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia